<$BlogRSDUrl$>

23.5.08

Escândalo à vista 

Soube através de uma fonte muito segura, e em primeira mão (ao cuidado da imprensa que devia pegar no assunto), que o actual director artístico do S. Carlos se prepara para propor a substituição do actual director de coro do S. Carlos.
Andreoli, o actual director do coro, é um homem competente, que tem tentado, e conseguido, reparar as gravíssimas mazelas de anos de desleixo e de incúria relativamente ao coro do teatro nacional de ópera.
As escolhas de Dammann em termos de programação e de casting, sobretudo neste último ponto, têm sido pior do que desastrosas, têm sido catastróficas. Esbanjando recursos poderia ter contratado muito melhor por igual ou até por menos dinheiro.

A substituição de Andreoli significa apenas mais uma gota de água numa lista de escândalos (como o da substituição de Paolo Pinamonti e sucessivos erros de casting) e de incompetência gritante. É indecente substituir um homem que se mostrou capacidades, tendo conhecimentos musicais e dotes humanos para gerir um agrupamento tão característico e idiossincrático como este coro. Esta substituição é contra o interesse público, é uma vergonha.

Não será antes tempo de mudar de director artístico?? Creio que este director deve ser um dos piores de todos os tempos no TNSC. É evidente que com este escândalo em perspectiva, se se confirmar a minha fonte, a demissão de Dammann se tornará inevitável.

Será que a direcção da OPART anda a dormir, ou será que não percebem nada do assunto? Dirigir uma instituição como o S. Carlos ou a CNB não significa apenas fazer umas contas, perceber de administração pública, de orçamentos, responder a umas perguntas do tribunal de contas e fazer umas estatísticas mais ou menos engenhosas para se provar que se tem muita actividade...

Etiquetas: ,


Arquivos

This page is powered by Blogger. Isn't yours?