<$BlogRSDUrl$>

27.5.08

Curso acelerado de demagogia 


Estou surpreendido com algumas observações feitas por figuras públicas. Comento...

Curso de lógica

Sócrates diz que se baixar os impostos dos combustíveis as "pessoas que não andam de automóvel passam a financiar a gasolina dos que andam de carro"!

A par do inglês técnico e do curso por FAX (há que ser moderno, antes era por correspondência) do primeiro ministro, não seria melhor ter tirado um curso acelerado de lógica? Não será antes o contrário? Com 70% do preço do combustível formado por impostos não serão os que andam de carro que andam a pagar pelos que andam a pé? Enfim, para se ser um bom demagogo há que inventar silogismos e outras aldrabices mais conseguidas, assim Sócrates, como em tudo o resto, não passa de um demagogo de "meia-tijela".

Lição de um bom verdadeiro demagogo

Mário Soares não precisa de lições, ele é doutorado honoris causa em inúmeras universidades, e não pelos méritos académicos. Soares é doutorado pela acção pela liberdade, por ter sido presidente e primeiro ministro, por ser da internacional socialista, por ter amigos em todo o lado, aquilo que se eufemisticamente se chama rede, e por mandar umas piadas com graça e umas boutades em almoços e jantares por esse mundo fora, ou seja, Soares é doutorado honoris causa em demagogia por muitas universidades desse mundo. Credenciais não lhe faltam, hoje deu mais uma lição, num artigo no DN onde se lê:

Já uma vez, nestes últimos anos, escrevi e agora repito: "Quem vos avisa vosso amigo é." Há que avançar rapidamente - e com acerto - na resolução destas questões essenciais, que tanto afectam a maioria dos portugueses. Se o não fizerem, o PCP e o Bloco de Esquerda - e os seus lideres - continuarão a subir nas sondagens. Inevitavelmente. É o voto de protesto, que tanta falta fará ao PS em tempo de eleições. (Mário Soares in DN de 27 de Maio de 2008)

Pois é, "quem te avisa teu amigo é", e se a linguagem socialista não chega a José Sócrates Pinto de Sousa, esse socialista de "meia-tijela", a dos votos deve chegar. A grande lição a tirar deste doutorado em demagogia é: "os pobrezinhos votam, se vivem mal ou bem isso é acessório, o problema são os votos de protesto, se a rapaziada do PS no governo não der uns rebuçados aos pobres, eles vão a correr votar no Bloco e no PC, isso é que não".

Boa lição, este Soares não tirou o curso de socialista e o doutoramento em demagogia "numa agência de comunicação" (Manuel Alegre ontem). O Pinto de Sousa que ponha os olhos nestes mestres...

Mais a sério: detecto uma falha no texto de Soares, a única, este parágrafo preocupado com os votos e a dar conselhos a Pinto de Sousa, a preocupação essencial deveria ser a da questão social e nunca centrar o discurso na questão dos votos e dos problemas de poder do Partido Socialista e do seu líder.

Etiquetas: , , ,


Arquivos

This page is powered by Blogger. Isn't yours?