<$BlogRSDUrl$>

19.6.07

Ota e Alcochete II - O aldrabão 

António Costa anda a prometer um pulmão verde para o espaço a deixar vago pela Portela.

Entretanto leio em todos os estudos e argumentos contra Portela+1, Alcochete faseado + Portela, Portela + Montijo, mas sempre favoráveis à Ota, que seria impossível manter a Portela porque uma das partes atractivas do negócio são os terrenos a privatizar e urbanizar na Portela. Os estudo não o dizem assim directamente, usam palavras do género, "a viabilidade do novo aeroporto passa pela rentabilização dos terrenos que ficarão disponíveis, e blá, blá blá".

Costa sabe que a promessa que anda a fazer não pode ser cumprida, é impossível o novo aeroporto, diz o governo e dizem os que andam atrás destes negócios, sem a "rentabilização" dos terrenos da Portela. Quem promete sabendo que não pode cumprir, nem tem intenção de o fazer, é um aldrabão.

Em política à portuguesa pode-se ser descaradamente aldrabão, uma promessa é apenas mais uma palavra vã, algo que se esquece, algo que se diz numa campanha e não tem valor, "algo que se alterará com o avaliar de novas circunstâncias que não se conheciam". Um bom político português sabe perfeitamente que existem sempre circunstâncias que se vão alterar e que pode prometer o que quiser que depois não é necessário cumprir. Até quando?
E Costa diz a coisa candidamente, perante jornalistas e opinião pública, sem ninguém lhe dizer que o que está a dizer é uma aldrabice que contraria tudo o que o PS e o governo andaram a prometer e a fazer nos últimos dois anos com a tal tentativa de lavagem ao cérebro da Ota.

Já agora, a quem interessa a Ota? Ao lobby do betão, são pelo menos 300 milhões de contos a mais para o lobby do betão relativamente a Alcochete. Só em movimentos de terras e obras de preparação de terrenos. São mais umas larguíssimas centenas de milhões de contos, contos digo eu, em negócios imobiliários nas centenas de hectares a ficarem devolutos na Portela. São 125 milhões de contos em ajudas comunitárias que se deixam de receber.
Já agora, quem são os maior financiadores dos partidos do centrão? A nível central e através dos autarcas... Eu não acredito que o governo mude na questão da Ota precisamente por causa do lobby do betão. E o discurso de Costa é perfeitamente enquadrável dentro do espírito da coisa, umas aldrabices para empatar, uns estudos sobre Alcochete para deixar o caminho livre ao senhor ex-ministro de José Sócrates.

No fundo uma enorme monobra para limpar mais uns 300 milhões de contos dos bolsos dos portugueses em negócios tipo siciliano. E quando falo de limpar aos bolsos dos portugueses, é literal, porque mesmo que seja a iniciativa privada a pagar, serão sempre os portugueses os destinatários últimos da factura.

Etiquetas: , , , ,


Arquivos

This page is powered by Blogger. Isn't yours?