<$BlogRSDUrl$>

11.2.09

Os sapatos polidos da Orquestra de Filadélfia 

Já se falou e escreveu sobre o belíssimo concerto de uma excelente orquestra.
Reparei que além de tocarem bem também têm brio na aparência e apresentam-se, não de sapatos miseráveis e mal limpos, mas todos os homens, sem uma única excepção, de sapatos de verniz e com a indumentária perfeita.

Realmente o brio de uma orquestra vê-se por pequenos detalhes que definem o gosto e a qualidade. Sente-se que o prazer de fazer música em conjunto começa pelo brio e orgulho na forma como representam a sua instituição.

Fica a dica para as nossas orquestras de maltrapilhos... Não há uma única em que os músicos se apresentem, todos, de forma correcta.

Para rematar: acho inacreditável a forma como a Gulbenkian, a nossa orquestra melhor paga, se apresenta em público. Como será possível terem brio na interpretação musical se nem sequer são capazes de ter brio nos sapatos? Sei que são aspectos acessórios, e fique claro que eu prefiro uma orquestra de remendões a tocar bem do que um grupo de peralvilhos a desafinar. O que é certo é que a imagem dada é de degradação e a imagem da Fundação Gulbenkian sai notoriamente prejudicada pela forma como os seus músicos representam em palco, perante o público, a sua casa.

Etiquetas: , ,


Arquivos

This page is powered by Blogger. Isn't yours?