<$BlogRSDUrl$>

21.1.09

Casamentos diversos 

José [Sócrates] Sousa anuncia como pedra de toque da sua próxima cavalgada eleitoral o casamento civil homossexual. Não tenho nada contra o que o senhor Sousa decide usar como factor de rendimento eleitoral. Num exercício de abstracção e, lembrando-me de todas as minorias ingoradas e oprimidas, lembro que o muçulmanos, que pela sua cultura podem casar com até quatro mulheres, deveriam ver esse princípio consagrado também pela lei portuguesa. Depois virão os Mormons e por aí diante. E este assunto é sério e deveria ser debatido antes dos homossexuais...

E divagando um pouco: talvez em 2013 a próxima bandeira seja o casamento civil entre seres humanos e animais, quem não sente ternura por um psicanalista, ou mesmo um pastor, que ama uma bela ovelha? Basta lembrar Woody Allen... Qual é o direito da nossa sociedade de impedir a felicidade de seres que se amam? Os animais são, dizem muitos dos seus defensores, melhores do que os humanos - talvez Schopenhauer concordasse. Porque não a oficialização dos casamentos inter-espécie? E depois, como consequência lógica, a poligamia inter-espécie consagrada em lei?
Depois disso resta legalizar apenas a união de facto (por etapas primeiro, que o assunto é sensível) entre humanos e seres inanimados. Quem não conhece o macho lusitano apaixonado pelo seu automóvel? Casamentos entre humanos e automóveis seriam uma experiência que, a resultar, seria estendida a obras de arte, bonecas e bonecos insufláveis, e outros artefactos que só a imaginação poderá conceber...
Enfim, quem é a sociedade moralista, repressora, reaccionária, para impedir a liberdade do indivíduo, a sua afirmação e a escolha da sua orientação?
Penso que as associações de defesa de animais só iriam protestar quando um toureiro, casado com o seu cavalo e com um campino ribatejano, quisesse adoptar uma ovelha a par dos gémeos chineses já adoptados anteriormente.

Etiquetas:


Arquivos

This page is powered by Blogger. Isn't yours?