<$BlogRSDUrl$>

20.7.08

Absentia 

Este blogue tem estado de férias, férias devidas a trabalho! Uma enorme sobrecarga de trabalho: conferências que se aproximam, estudantes de doutoramento, colaborações científicas, estadas intermitentes em Lisboa entre viagens, orais e avaliações, revisões de provas e lançamentos de notas, assinaturas em pautas, financiamentos para programas de investigação e bolsas, avaliações de projectos internacionais de investigação, revisões de artigos, gravações na rádio, uma viagem para Istanbul ainda hoje pela início da tarde, depois um périplo por Israel e Palestina, uma noite em Lisboa e o início de Agosto para um pouco de repouso em Bayreuth com sete dramas musicais, têm garantido uma intermitência a caminho da absentia. Não tenho a disciplina de assegurar o diário ou o hábito obsessivo da conectividade onde quer que se esteja. Não procuro ligações wireless, não configuro os telemóveis para receber emails, não corro para o café internet quando tudo o resto falha.
Estar online não combina com este concerto nº3 de Beethoven tocado por Joa Van Immerseel que vou levar na bagagem, não combina com o bazar de Istambul onde, por estranho que pareça, a internet já marca presença de forma firme. Mas, de qualquer modo, para mim a net será sempre um factor extemporâneo à visão romântica que tenho do lugar. Bazar onde comprei em tempos uns cachimbos depois de longas discussões, cachimbos que depois descobri a metade do preço na Anatólia... passear, beber chá de maçã, que compras no bazar nunca mais, apenas camisolas de algodão ao preço da chuva que a bagagem é de mão e doze dias pela Turquia, Israel e Palestina em missão de trabalho com quatro camisas e duas calças é utópico.
Não, previsivelmente não vou alimentar este blogue antes de chegar a Bayreuth, nos inícios de Agosto. Aí sim, prometo reflexões sobre os dramas, encenações, direcções musicais, cantores e poetas... prometo divagações sobre o drama da sucessão do velho Wolfgang, muito mais do que a sucessão do patriarca Wagner. Hoje o nome W é um símbolo numa fundação onde o sangue do fundador já não manda.

Se o tempo e os lugares o permitirem volto em Agosto.

Etiquetas:


Arquivos

This page is powered by Blogger. Isn't yours?