<$BlogRSDUrl$>

20.7.08

Concerto vergonhoso 

Prometi a mim próprio não ser destrutivo numa crítica, não o farei agora, destrutiva foi a indiferença, a falta de precisão, o amadorismo, a falta de qualidade sonora, a desconcentração inenarrável, a ausência de qualquer sensibilidade musical, a sopa de som informe e maçuda da Orquestra Sinfónica Portuguesa no concerto do Festival do Estoril no Teatro Camões no dia 18 de Julho.
A peça de Colla foi uma berraria do princípio ao fim, sem textura nem cor.
O concerto de Sibelius com um violinista excelente a lutar contra a apatia sonora da orquestra que apenas soube produzir uma espécie de pasta sonora que se agarrava ao som belo poderoso, sensível e transparente de Ovrustsky, um violinista a merecer ser notado a nível mundial.
A peça de Ince, Memórias de Lycia, foi o culminar do cataclismo. Será que os senhores dos violinos (simplesmente caóticos), madeiras (lamentável a falta de precisão nas partes mais ritmadas), percussão (sem controle de som) e todo o resto da orquestra, não percebem que o facto da obra ser estreia em Portugal não os obriga a tocar de forma empenhada mesmo que ninguém conheça a obra? Não percebem que desafinação, descontrolo no tempo, falta de ritmo, som horrível, arcadas trocadas e sons desconexos, pizzicatos completamente desfasados, entradas erradas, descoordenações entre naipes e dentro dos naipes, não são perceptíveis mesmo numa obra que nunca se escutou antes? Uma obra com imensas qualidades simplesmente arrasada pela interpretação displicente desta orquestra indisciplinada e sem qualidade.
O maestro David Miller, que escutei noutras oportunidades, tem qualidade, nada pode fazer contra este estado de coisas apesar das suas indicações precisas e o compositor ao piano suava e tentava adaptar-se o melhor possível a um caos total.
Desastre: quando um concerto é assim a crítica não arrasa, quem arrasou é a orquestra. Arrasaram a música vestidos de camisa preta, sem cor nem chama, sem alegria nem empenho, celebraram o funeral da música ao longo de duas horas de concerto.

Bola preta.

Etiquetas:


Arquivos

This page is powered by Blogger. Isn't yours?