<$BlogRSDUrl$>

28.1.15

Birdman 

Birdman, realizado por Alejandro González Iñárritu, retrata a história de Riggan Thomson (Michael Keaton), um actor em decadência, que protagonizou ao longo da sua carreira um personagem de um super-herói (Birdman) que o levou à fama e ao estrelato, tornando-se numa figura mediática,  endeusado pelos fãs. O início da sua queda começa quando Thomson recusa participar no quarto filme da saga. Numa tentativa de relançar a sua carreira, decide imergir no universo da Broadway, adaptando uma peça para teatro, onde assume os papéis de encenador e actor.

Este é o início de uma jornada difícil e penosa. Thomson é um homem perturbado, numa luta diária com um passado problemático. Será possível cortar a ligação visceral com o seu segundo "EU" (Birdman) e ser aceite num universo completamente estranho onde o elistismo é manifesto?!

Iñárritu é criativo na sua abordagem, na forma como capta uma estória que poderia, facilmente, cair na banalidade e tornar-se assim num fracasso total e absoluto. Tudo aqui é exagerado. É suposto ser! Os longos e desmedidos planos filmados nos bastidores do teatro imprimem um ritmo frenético à narrativa que em nada distraem o espectador. Muito pelo contrário, adensa ainda mais a trama. 

A juntar a tudo isto, um elenco notável. Mike Shiner (Edward Norton), Lesley (Naomi Watts), Laura (Andrea Riseborough) e Sam (Emma Stone). Não gosto de Michael Keaton. Na minha opinião, é neste filme que se destaca pela primeira vez. Só por isso, Iñatirru merecia um Óscar! Edward Norton está magnífico (como sempre) num registo atípico... arrancou-me algumas gargalhadas, também neste caso, pelo exagero que confere ao seu personagem.

Birdman é um dos meus favoritos na corrida aos Óscares deste ano, no entanto pressinto que ainda não será desta que a Academia me irá surpreender! 



Etiquetas: , , ,


Arquivos

This page is powered by Blogger. Isn't yours?