<$BlogRSDUrl$>

19.1.14

Captain Phillips 

Captain Phillips, realizado por Paul Greengrass, foi uma verdadeira surpresa. Confesso que estava à espera de um resultado mediano ou até medíocre. Isto porque qualquer filme que envolva Tom Hanks é um motivo mais do que suficiente para não perder tempo... (a minha ligação com os meus "ódios" de estimação é determinada e algo irracional... nada a fazer). Assim, assumo, despida de preconceitos, que Tom Hanks revelou-se numa história terrífica e agonizante. Vi pela primeira vez, o Actor Tom Hanks genuíno, sem os tiques do costume, a representar... finalmente! Uma actuação memorável! 

Mérito, sem dúvida, para Greengrass que nos oferece uma série de planos filmados com uma perícia extraordinária, imprimindo à narrativa uma dimensão de tal forma aterradora que quase sucumbimos perante tanto sofrimento. 

Não sei sinceramente como classificar este filme porque 
aqui há momentos de acção pura e crua; 
aqui há momentos de grande dureza;
aqui há momentos de grande terror;
aqui há momentos de grande suspense;
aqui há momentos de grande humanismo.

Greengrass é exímio na forma como consegue contar a trágica história de Capitain Phillips (baseada numa história verídica) sem cair nas "rasteiras" habituais deste género de estórias em que facilmente o herói é, na sua maioria, "endeusado" retirando-lhe credibilidade e caindo, assim, na vulgaridade e banalidade. 

Destaque para os actores somali que são uma grande força no filme. Extraordinários!

Na cena final, Tom Hanks é notável. Um ser humano... apenas isso! 

Well Done, Mr. Hanks!


Etiquetas: , , ,


Arquivos

This page is powered by Blogger. Isn't yours?