<$BlogRSDUrl$>

13.10.13

Holy Motors 

Holy Motors, de Leos Carax foi, sem dúvida, um dos filmes mais estranhos e bizarros a que já assisti. Nada aqui é linear. Não é suposto ser. 

Carax escolhe Paris como pano de fundo para as suas deambulações. Assim que surge a primeira cena, entramos imediatamente no universo complexo de Carax, revelador da sua enorme paixão pela sétima arte. 

Mr. Oscar (Denis Lavant), o protagonista, vai encarnando vários personagens ao longo da narrativa, com uma mestria e genialidade que nos deixa completamente perplexos. Após a primeira transformação de Mr. Oscar, o espectador pode esperar tudo e é precisamente nesse momento que nos apercebemos que estamos prestes a entrar no verdadeiro mundo imaginário do cinema. 

O filme provoca uma série de inquietações... doentio, solitário, angustiante... de uma beleza transcendental!

Não posso deixar de destacar duas cenas absolutamente extraordinárias, ambas de tal forma intensas que quase nos devoram as entranhas. A primeira, pela grandiosidade... a segunda, pela verdade. 

É na segunda cena que vemos, uma única vez, o protagonista, contracenando com Kylie Minogue (alguém com o mesmo "ofício" de Mr. Oscar), ambos despidos de "personagens"; o confronto com a realidade nas suas frágeis e duras existências... 

Afinal... "We were we?" 

Uma obra- prima!




Etiquetas: , , ,


Arquivos

This page is powered by Blogger. Isn't yours?