<$BlogRSDUrl$>

4.8.13

Beasts of The Southern Wild 


Beasts of The Southern Wild, realizado por Benh Zeitlin, aborda algumas temáticas actuais, recorrendo a uma série de metáforas e analogias para espelhar a realidade de uma comunidade fictícia Bathtub, com as suas próprias regras e convicções, enfrentando tormentas e "demónios" sem nunca vacilar ou desistir. No entanto, o simbolismo que o realizador tenta imprimir à historia é um fracasso. 

Nessa comunidade auto-excluída, surge a protagonista, uma menina de 6 anos Hushpuppy (Quvenzhané Wallisque) que é a verdadeira e única força do filme. O espectador vai assistindo à sua relação dramática com um pai alcoólico, num combate severo, em que o mais importante é a questão da sobrevivência. Importa assinalar que em Bathtub residem alguns dos últimos resistentes que teimam em não abandonar o seu refúgio, vivendo em condições verdadeiramente hediondas, negando, deliberadamente, qualquer tipo de auxílio ou intervenção externa. 

Quvenzhané Wallis é, como referi, o único "elemento" que dá vida a uma narrativa inconsistente e medíocre, na medida em que é ela, sozinha, que consegue provocar algum tipo de emoção. Um fime com a pretensão de transmitir algumas mensagens subliminares de carácter político-social, mas perde-se no caminho...

É incompreensível as suas quatro nomeações aos Óscares 2013 —  melhor actriz; filme; realizador e argumento adaptado.





Etiquetas: , , ,


Arquivos

This page is powered by Blogger. Isn't yours?