<$BlogRSDUrl$>

27.7.13

Steve McQueen: "A Star is Born"  

Ao contrário do poema de Mário de Sá Carneiro "Quase", a Steve McQueen não lhe faltou o golpe de asa. Este génio, oriundo de terras de Sua Majestade, tem já no seu currículo duas obras notáveis "Shame" e "Hunger". Não tenho dúvidas. "A Star is Born".

Não foi fácil digerir todas as emoções que ambos os filmes me provocaram. Um denominador comum: Michael Fassbender que entrou directamente para o meu leque dos melhores actores de sempre. Duas interpretações assombrosas!

Comecemos por Shame. A acção desenrola-se em Nova Iorque e retrata a vida de um homem de sucesso, na faixa dos 30, viciado em sexo e com uma obsessão doentia pela sua irmã (Carey Mulligan,  numa excelente interpretação). 

A solidão é devastadora; os silêncios cortantes; os olhares angustiantes; um sofrimento que nos faz doer a alma! Momentos de cinema sublimes! E, atenção aos pormenores, nada aqui é por acaso... 




Baseado numa história verídica, Hunger mostra-nos a dura realidade de um dos períodos mais negros da História da Irlanda do Norte quando, em 1981, os confllitos político-religiosos atingiram o seu auge, causando efeitos absolutamente devastadores.

A acção decorre no estabelecimento prisional de Maze Prison, onde é iniciada uma greve de fome pelos reclusos, membros do grupo paramilitar IRA, liderada por Bobby Sands (Michael Fassbender) e, é através dele, que o espectador "experiencia" momentos de puro terror!

Hunger é a prova absoluta de que o ser humano é capaz das maiores barbaridades. A violência é aterradora, crua, explícita. É obrigatório destacar a cena entre Bobby Sands e o padre Dominic! O diálogo entres estes dois homens é simplesmente avassalador! 

Mas este é um filme demasiado complexo para ser analisado em breves linhas. O tema não é de todo linear, ou seja, a desumanidade com que os presos são tratados faz-nos esquecer que não estamos perante uma dialética entre "bons e maus", mas, estamos sim, perante a punição de actos hediondos com outros actos do mesmo tipo. 



Etiquetas: , , ,


Arquivos

This page is powered by Blogger. Isn't yours?