<$BlogRSDUrl$>

29.4.08

Luís Pereira Leal 

O principal programador da Fundação Calouste Gulbenkian, o director do seu serviço de música, está de partida, retira-se no final desta temporada.
Pereira Leal é um grande senhor, soube realizar, ano após ano, temporadas de grande qualidade e não se cansou de afirmar a Fundação como a mais importante instituição, em termos de programação musical, de Portugal, justamente prestigiada e reconhecida a nível internacional.
A Orquestra Gulbenkian é um relógio, às vezes atrasa um pouco é certo, mas nas mãos sábias de grandes maestros é uma orquestra de altíssimo nível. Esse trabalho é também fruto de Pereira Leal e dos seus mais próximos colaboradores aos quais também tem de se reconhecer uma fatia do mérito deste grande homem das artes em Portugal.
Uma programação pedagógica, um fortíssimo programa de formação musical e de descoberta da música prossegue a um ritmo vertiginoso e com grande balanço.
A Gulbenkian é uma instituição solidíssima e a sua programação, conservadora como não pode deixar de ser, não deixa de abrir as suas portas à modernidade e ao futuro num equilíbrio sábio que revela a personalidade e a inteligência de um mestre.
Há quem lhe tivesse criticado as cautelas, algum favoritismo de gosto pessoal, mas nunca vi Pereira Leal repetir um erro numa escolha, o que demonstra uma visão enorme. Eu próprio me tenho queixado de não ouvir mais alguma música antiga, outros criticarão outras escolhas, mas não posso deixar de reconhecer ao director do serviço de música da Gulbenkian uma visão e uma linha programática de grande fôlego e de uma subtil paixão.
Na herança justa de Madalena Perdigão, Pereira Leal transformou a Gulbenkian num rochedo inabalável, numa fortaleza da cultura. Vai-se embora no final do ano, poderia certamente dar muito mais à Fundação e poderá dar ainda muito ao país.

Estranhamente não vejo homenagens nem despedidas a este homem exemplar e ímpar.
É tempo de deixar aqui um grande obrigado a Pereia Leal.

Etiquetas:


Arquivos

This page is powered by Blogger. Isn't yours?