<$BlogRSDUrl$>

11.4.07

Diário de Notícias e Marcelino 

Marcelino não conquistou a primeira linha no "Correio da Manhã" por acaso. Não se pode ser director de um jornal de sucesso sendo como os leitores do mesmo jornal. Marcelino era muito melhor do que o leitor tipo do bom produto que produzia; bom porque lucrativo e abundantemente lido.
Marcelino conhece o leitor tipo do CM, o taxista e o dono do pequeno café de bairro, no fundo os grandes "opinion makers" de Portugal, mas não é igual ao taxista. Note-se que apesar de blogues e jornais era Marcelino que, subrepticiamente, ditava a opinião pública portuguesa através dos seus leitores tipo.
Marcelino mudou-se para o Diário de Notícias, o jornal mudou muito pouco dirão alguns, está a popularizar-se dirão outros. Nada mais falso, o jornal estava mesmo muito em baixo antes de Marcelino entrar. Marcelino mudou o seu discurso, dirão outros. Talvez seja verdade. o que é certo é que as mudanças num jornal como o Diário de Notícias têm de ser muito lentas e graduais, só assim poderá ganhar novos leitores mantendo os antigos.
Marcelino não pode competir com o Correio da Manhã. Ele sabe isso muito bem, talvez por isso se lhe note um novo discurso, mais institucional, o homem é o mesmo mas as funções são outras. As funções fazem o homem.
Exactamente como num Papa que é sempre diferente do cardeal que entrou no conclave.

Etiquetas: , ,


Arquivos

This page is powered by Blogger. Isn't yours?