<$BlogRSDUrl$>

1.12.06

Telegramas 

Devo aos leitores ainda uma lista de DCD's novo que tenho ouvido, comecei e não acabei, são agora mais de cem desde a lista que iniciei, e continuam...

Assisti a um recital de violoncelo e piano no Palácio Foz, Luís André Ferreira e Vital Stahievich. O pianista pareceu-me um fruto da escola russa, muito técnico mas sem trazer grande novidade. Luís Ferreira no violoncelo trouxe-nos uma frescura e algo de diferente a que não estamos habituados. Fica prometida uma breve crítica.

Brendel foi absolutamente arrasador nas suas aparições em Lisboa: recital e concerto com orquestra Gulbenkian, fica prometida a crítica.

Finalmente Cosi Fan Tutte, e Assim Fazem Todas, de Mozart no S. Carlos:
1. Direcção Musical agradável e com sentido profissional.
2. Encenação escorreita, belíssima direcção de actores mas cenografia tísica com algumas ideias (poucas) interessantes. Não gostei de alguns pontos que esclarecerei em próximas análises.
3. Orquestra fracota nas cordas mas a tentar superar-se, talvez vá subindo de récita para récita, mas quem paga a estreia já merece ter o máximo.
4. Coro (em versão reduzida) desastroso (felizmente não dá para estragar a ópera) embora em tempos passados ainda conseguisse ser pior, vozes muito feias, muito pouca suavidade, tudo agreste, pouco subtil, fora de tempo e mal coordenado, desafinação (menor do que em tempos passados mas mesmo assim inaceitável).
5. Vozes entre o muito bom e o erro de casting, actores no geral muito bem preparados, não existem maus cantores na produção, existem alguns problemas de estilo, mais análises desenvolverão o assunto.

Recomenda-se uma ida ao S. Carlos, no balanço final a coisa está muito razoável (mesmo em termos internacionais).


Arquivos

This page is powered by Blogger. Isn't yours?