<$BlogRSDUrl$>

7.10.06

Temporada Gulbenkian 

Com o início da temporada Gulbenkian de música no próximo dia 10 de Outubro, terça feira, com a Orquestra do Século XVIII dirigida por Frans Brüggen, começa um período de excepcional qualidade artística e musical. Esta temporada supera em muitos aspectos tudo quanto se conseguiu reunir neste país nos últimos anos. Infelizmente qualquer relação desta temporada com o estado do país em termos musicais é nula. Não temos uma orquestra sinfónica digna desse nome, não temos formações permanentes de alta qualidade na música antiga (nas poucas que existem os músicos variam constantemente), não temos uma companhia de ópera portuguesa e o S. Carlos, apesar de apresentar uma temporada esforçada, não passa de um teatro de província onde quase sempre imperou e continua a imperar uma fortíssima influência italiana, um teatro sem a menor expressão mundial, inferior em programação e orçamento a qualquer teatro alemão de uma cidade média de trezentos mil habitantes como Mannheim (ver em oper e em repertoire). Os músicos portugueses mendigam trabalhos e desdobram-se em actividades esgotantes para ganharem algum dinheiro e na geralidade dos casos isso acarreta uma mediocridade crescente de carreiras que talento e promessas de grande valor inicial raramente confirmam. Alguns emigraram e fizeram bem.
Esperamos com interesse as programações da Casa da Música, para já o enorme dispêndio de dinheiros públicos gerou alguns concertos de grande nível, com o decorrer dos anos será possível avaliar da consistência artística proposta pela nova direcção artística de Pedro Burmester.
O CCB de Mega Ferreira conseguiu algo notável em pouco tempo, criar uma temporada de música a partir de fragmentos dispersos de programações antigas, alguma unificação estratégice e uma indicação precisa de rumos, junte-se a isto alguma cosmética e marketing, como a inclusão de programas muito baratos como o cinema e tem-se uma programação coerente. Ainda é uma temporada incipiente mas espera-se mais no futuro, está no bom caminho.
O principal problema destas programações é, evidentemente, o público que não quer e não exige mais, para um país de analfabetos culturais e musicais, onde pontificam os políticos, não se pode produzir mais. A Fundação Gulbenkian percebeu isso mesmo e aposta hoje em dia num programa de ampla visão que procura chamar para a música os jovens (e menos jovens) e romper o ciclo vicioso de um público em circuito fechado cada vez mais envelhecido, cheio de catarro e de vícios, um público cada vez menos exigente e mais gágá que bate palmas de pé a qualquer diva de trazer por casa a cantar mais umas tretas. Relembro a propósito a Karita Mattila que me fez sair a meio do recital por apresentar um programa infame em termos musicais, numa das raras concessões da Gulbenkian ao fácil e ao medíocre.

Como conclusão resta a Fundação Gulbenkian como rochedo firme e consistente, que raramente cede ao kitsch e à mediocridade. Felizmente a temporada Gulbenkian, que se inicia na próxima terça feira, está aí para provar o que se pode fazer e como se pode fazer mesmo dentro deste lamaçal. É um oásis que os ex-políticos do conselho de administração da Fundação ainda não quiseram, ou não puderam, destruir. É trabalho fruto da competência de Luís Pereira Leal, de Rui Vieira Nery, de Carlos de Pontes Leça e mais recentemente de Miguel Sobral Cid. Fica aqui o elogio, aliás bem raro neste blogue.

Recomenda-se uma visita e uma análise à temporada Gulbenkian, os concertos não se devem escolher pelos nomes dos artistas mas sim pelos programas, eu faço isso desde os meus dez anos, em que na altura não conhecia nomes nenhuns...

Serviço de Música da Gulbenkian

Arquivos

This page is powered by Blogger. Isn't yours?