<$BlogRSDUrl$>

19.5.06

Ouro do Reno 


1843 - Wagner descobre Mitologia Alemã por Jokob Grimm.
1848 - Entre 4 e 20 de Outubro: O Mito dos Nibelungos, sumário em prosa do Anel. A 20 de Outubro termina o esboço da Morte de Siegfrid que viria a tornar-se no Crepúsculo dos Deuses.
1851 - Novembro (3-11), Suiça, esboços em prosa do Ouro do Reno.
"Por esta concepção nova saio completamente fora de tudo o que respeita ao nosso teatro e ao nosso público de hoje: rompo categoricamente e para sempre com o presente formalismo." (Carta a Theodor Uhlig)
1852 - 18 de Dezembro, Wagner lê para os amigos o poema do Anel.
1853 - 3 - Fevereiro, O poema circula em cinquenta exemplares impressos às custas de Wagner (e dos amigos que lhe pagam as despesas e dos agiotas a quem não paga as dívidas).
16 a 19 de Fevereiro, durante quatro noites Wagner lê o poema a quem quiser ouvir no átrio do Hotel Baur de Zurique.
5 de Setembro. Wagner tem um pesadelo com o acorde perfeito de mi bemol maior. Será a génese do visceral prelúdio do Ouro.
1854 - 1 de Fevereiro a 18 dew Maio. Escreve o manuscrito do Ouro do Reno.
Após o Verão - descobre o Mundo Como Vontade de Representação de Schopenhauer.
1869 - Apesar de todas as tentativas de Wagner para impedir uma execução fragmentária do Anel, o Ouro do Reno é estreado em Munique a 22 de Setembro
Tal como então cá teremos a nossa representação fragmentária do Anel em Lisboa, o Ouro vem desgarrado do resto, um anel a conta gotas.

E agora a palavra a Pierre Boulez, tradução própria, Acorde de mi bemol maior, prelúdio do Ouro do Reno, fluxo primordial, criação, harmónicos que se juntam até se construir o Cosmos:

"Aqui manifesta-se uma das constantes de Wagner: a sua extraordinária capacidade para construir uma cena, ou pelo menos uma grande parte de uma cena, sobre a base de uma só figura rítmica, que nada tem de um obstinato paralizante e obsessivo, que irriga e vivifica, ao contrário dos outros elementos da linguagem. Este motivo de arpejo - mesmo reduzido à sua substância rítmica - à qual o prelúdio nos habituou, vai caracterizar o rio, presente de uma ponta à outra deste quadro, mantendo uma exemplar ductilidade."


Reno (clique para ver melhor)

Arquivos

This page is powered by Blogger. Isn't yours?