<$BlogRSDUrl$>

24.4.06

Concertos de Domingo na Festa da Música II 

Concerto 66. Grande Auditório 13h30.
Philippe Jaroussky contratenor
Laurence Paugam violino
Ensemble Matheus
Jean-Christophe Spinosi direcção
Vivaldi: Sinfonia da ópera “Griselda” RV 718
Vivaldi: “Sorge l’irato nembo” ária (II. 4) da Ópera “Orlando furioso” RV 728
Vivaldi: “Sol da te”, ária (I. 12) da Ópera “Orlando furioso” RV 728
Vivaldi: Concerto para dois violinos RV 513
Vivaldi: “Vedrò con mio diletto”, ária da Ópera “Il Giustino” RV 717, I. 7
Vivaldi: “Se in ogni sguardo”, ária da Ópera “Orlando finto pazzo” RV 727, I. 5

Esta estética não me atrai muito, já comentei aqui um concerto deste agrupamento e deste contratenor. Creio que a imprensa francesa entra rapidamente em histeria. Jarousky tem um longo caminho a percorrer em termos estéticos e de domínio do seu instrumento. Mais uma vez nas árias de bravura torceu-se todo e o público entrou em histeria. No caso das árias lentas mais uma vez foi mais comedido e demonstrou musicalidade e arte. Spinosi esteve igual a si próprio com uma direcção feita de cabriolas e pulos. No concerto de Vivaldi para dois violinos, apesar de alguma crítica mais encomiástica, não nos deu uma interpretação transcendente, descontados os efeitos e os exageros interpretativos, com crescendos violentos e ataques mais ou menos agressivos e pianos súbitos cada três compassos e trancadas com o arco nas cordas e etc, fica uma interpretação monótona que nem sequer atingiu a beleza da véspera no concerto La Notte.
As árias mais fáceis e com música mais pobre mas com mais efeitos espectaculares foram mais aplaudidas. O público mais uma vez entrou em delírio. A palhaçada compensa.
Se o concerto da véspera tinha tido o superlativo misturado com o efeito rasca, no concerto de domingo a impressão geral foi de monotonia. Concero para 13 de nota artística e 15 na técnica.
Uma palavra para o incrível flautista Jean Marc Goujon, carismático e feiticeiro, uma técnica superlativa e uma capacidade de sedução sem limite. O flautista de Hamelin deve ter sido antepassado de Goujon.

Arquivos

This page is powered by Blogger. Isn't yours?