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23.3.06

Venexiana - A Essência do bom gosto 

Com um programa dedicado a Gesualdo e à volta do texto poético escutámos na passada Sexta pelas 19h um concerto extraordinário do agrupamento La Venexiana integrado no ciclo de música antiga da Gulbenkian, foi na Academia das Ciências de Lisboa com:
CLAUDIO CAVINA (contratenor, direcção)
ROBERTA MAMELLI (soprano)
GIUSEPPE MALETTO (tenor)
RAFFAELE GIORDANI (tenor)
DANIELE CARNOVICH (baixo)

Programa
Título: Carlo Gesualdo da Venosa: "A essência do sentimento"
Carlo Gesualdo da Venosa
Luci serene e chiare (4º Livro de Madrigais, 1596)
T'amo mia vita (5º Livro, 1611)
Io tacerò/in van dunque (4º Livro)
Mercè grido piangendo (5º Livro)
Moro, lasso (6º Livro)
Tal hor sano desio (4º Livro)
Itene o miei sospiri (5º Livro)
Occhi del mio cor (5º Livro)
Se vi duol il mio duo
Cor mio, deh non piangete (4º Livro)
Sparge la morte (4º Livro)
Ave dulcissima Maria (Sacrae Cantiones, 1603)
Luzzasco Luzzaschi
Itene mie querele (4º Livro de Madrigais, 1596)
Pomponio Nenna
Mercè grido piangendo (5º Livro de Madrigais, 1603)
Luca Marenzio
Crudele, acerba (9º Livro de Madrigais, 1599)
Giovanni de Macque
La mia doglia s’avanza (4º Livro de Madrigais, 1599)

Pelo lado positivo pouco há a dizer sobre este concerto, apenas que o agrupamento dirigido por Claudio Cavina atingiu o topo de maturidade artística. A poesia dita, a emoção posta em música a partir de textos literários notáveis, a dicção estraordinária com o privilégio da prosódia, a beleza dos timbres vocais em jogos de fusão e de dissociação, a maravilhosa beleza de uma calma eterna posta no jogo infinito dos sentimentos são evidenciados de tal forma pelo agrupamento italiano que ao crítico apenas resta pedir aos leitores que ouçam La Venexiana que as palavras faltam.
O agrupamento entrou um pouco a frio mas rapidamente superaram algumas dificuldades de conjunto em passagens mais complexas do primeiro madrigal. A afinação quase sempre superlativa algumas vezes oscilou em passagens cromaticamente mais complexas de Gesualdo, onde felizmente a beleza das dissonâncias nos momentos mais tensos não se perdeu.
Finalmente as vozes dos tenores e do contratenor não são, individualmente consideradas, vozes superlativas. Mas o que é curioso é que, no jogo de sombras e luzes dos madrigais, estas vozes acabam por se envolver de forma tão subtil e com um conjunto tão perfeito que o pilar central de Carnovich e o céu estrelado de Mamelli são apenas mais dois elementos de um quinteto ímpar que nãoé a mera soma das partes.

Muito interessante o tratamento do mesmo texto poético de Mercè Grido Plangendo por Pomponio Nenna e por Gesualdo que La Venexiana escolheu como ilustração de duas variantes musicais da mesma poesia, plangente e doloroso no caso de Gesualdo, mais contemplativo e etéreo no caso de Nenna.


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