<$BlogRSDUrl$>

31.3.06

Depois de conhecer 

Depois de conhecer João Pedro George a minha opinião não mudou um milímetro, é um caçador de trivialidades que dispara sem aviso sobre tudo o que mexe sem aprofundar, um alarmista, um boateiro que espalha mentiras sem ler, sem se informar, um charlatão armado em justiceiro.

George atacou José Mário Silva e Nuno Costa Santos, por o primeiro ter criticado o segundo no DN sendo "amigos". Parece que JPG nem sequer leu a crítica, e não leu o livro de NCS, como o admitiu no debate organizado pela Casa Fernando Pessoa perante uma vasta audiência. Denunciava JPG que afinal o poeta e crítico eram amigos, como se ninguém o soubesse e eles o escondessem, e que eles "trabalhavam na mesma redacção" o que aliás era e é totalmente falso. JPG demonstrou assim um total autismo, uma enorme distância da realidade e má fé. Notou-se até pelo desconforto de George quando confrontado com os factos, de viva voz por vários elementos presentes no debate, onde nós interviemos.

George afirma praticamente que é o único ser honesto no meio literário e jornalístico de Portugal, o que prova que nunca percebeu que está na média, que não passa de um ser também capaz da punhalada nas costas por pura e simples maldade, por egoísmo e por satisfação pessoal, por ganância.

O que me leva para a Margarida Rebelo Pinto. Nunca consegui passar das primeiras páginas dos seus livros, acho que é preciso mais do que estômago para ler Pinto, é preciso fígados, e o que se nota no caso de George são mesmo os maus fígados. JPG leu a obra toda, segundo afirma e espera-se que seja verdade. É, de facto, a grande obra dele e o seu único mérito público, também auto-proclamado aos quatro ventos, bem-haja por isso...

É fácil ganhar dinheiro com o sucesso alheio, basta dizer mal: Pinto é irritante, irrita o povo culto que rosna de inveja. Um livreco fanhoso (se a prosa for igual à do blogue) a atacar Rebelo Pinto vem mesmo a calhar para ganhar uns cobres e notoriedade,... (outros livros virão a seguir?) sempre à custa do sucesso alheio. Mas a nossa opinião é que George escreve é mauzote, vem sobretudo das más entranhas em vez de vir do cérebro.
Em termos literários Rebelo Pinto é superior a George, e demonstra-se facilmente: George escreve sobre Pinto dando-lhe relevância, e apenas ganha notoriedade por dizer mal de Pinto. Logo a sua fama provém de Pinto e não dele próprio. Ao gastar o seu latim com Pinto, em vez de se afirmar como autor independente e original, ou como crítico profundo de obras maiores, George rebaixa-se a um nível que ele próprio sustenta ser mínimo. Quem se plagia a si próprio até pode ser um Bach, quem apenas escreve por negação de um objecto, que ele acha menor, será sempre inferior ao objecto da negação.
Hoje para ser melhor literariamente do que George não é difícil, basta não escrever.

Resta acrescentar que em termos humanos Margarida Rebelo Pinto, com todos os seus defeitos, está a anos-luz de George, Margarida Rebelo Pinto vive à custa dos livros e dos leitores. Por muito burros que estes sejam, retiram felicidade do que a escritora lhes oferece a preços módicos, George é apenas um parasita de Rebelo Pinto (e de outros como JMS e NCS) que comete a suprema arte intelectual de "denunciar", e como ele gosta desta palavra, a fraude. E porque não deixá-los ser felizes? É o que vai acontecer, apesar de George, aos leitores de Rebelo Pinto: continuarão a ler alegremente a autora e este será apenas uma espécie de curiosidade façanhuda. Um denunciador de fraudes que não passa de uma fraude, algo que toda a gente já topou de ginjeira excepto o pobre homem que não percebeu que é apenas o chamariz de serviço para eventos como o de ontem na Casa Fernando Pessoa naquilo que Rebelo Pinto classificou como palhaçada. George nada fez de importante para merecer estar na mesa do debate, George não diz nada de interessante e tem conhecimentos nulos, tendo chegado a provocar momentos de hilariedade na sala quando disse que não quer conhecer Céline pessoalmente apesar de gostar da sua obra! Eu também não tenho interesse em conhecer o esqueleto de Céline. Mas um provocador no centro das atenções gera sempre interesse, a hipótese de confronto com os visados pelas atoardas de George, qual circo romano em versão pseudo-intelectual light, é um chamariz para estes debates na Casa Fernando Pessoa e asseguram um sucesso extraordinário de público ao evento, casa cheia, bingo. Como disse José Mário Silva: "eu nem sequer o vou processar, mas poderia". É certo e correcto, não se processa o palhaço-mor da palhaçada. George é útil, a sua notoriedade negativa acabou por despertar o interesse a mais de uma centena de pessoas que teriam ficado em casa e não poderiam escutar Carlos Vaz Marques (moderador), Rodrigo Guedes de Carvalho (escritor), Abel Barros Baptista, Eduardo Pitta (críticos) e Manuel Alberto Valente (editor) numa conversa interessantíssima. Agora chamar crítico ao sociólogo George é ir longe demais! Ninguém presta provas para crítico literário, disse George, o que no seu caso tem sido particularmente verdade...

Acho muito bem que Rebelo Pinto tenha posto a providência cautelar, o Tribunal que decida quem tem razão nesta questão, é para isso que os tribunais existem. Existe o direito à crítica mas não o direito à pulhice, os tribunais dirão onde começa um e acaba o outro.

Entretanto uma nota para Augusto M. Seabra que escreve a propósito deste assunto da Rebelo Pinto no "O Público": não se escreve "intervido", como no artigo de quinta, escreve-se "intervindo". Faço esta referência porque o texto se encontra precisamente... no espaço público.

Arquivos

This page is powered by Blogger. Isn't yours?