<$BlogRSDUrl$>

2.2.06

A semana louca 

Concerto com programa
Fernando Lopes-Graça: Para uma criança que vai nascer.
Sergei Rachmaninov: Rapsódia sobre um Tema de Paganini, op.43 para piano e orquestra.
Piotr Ilitch Tchaikovsky: Sinfonia Nº 6, em Si menor, op.74, Patética.

Esta noite Sequeira Costa esteve simplesmente brilhante ao piano perante um público abúlico e mal educado, como de costume.
Passei 18 anos sem ouvir Sequeira Costa por o ter escutado durante uma má fase da sua carreira. Sinto que matei um fantasma. Além de Sequeira Costa estivemos perante um maestro de altíssimo nível: Miguel Harth-Bedoya, e uma orquestra a responder entre o sofrível e o excelente no final da 6ª de Tchaikovsky. Entrassem os trombones todos ao mesmo tempo nas passagens a descoberto do final do primeiro e último andamentos e fossem a trompas mais leves na valsa e teríamos uma 6ª perfeita. Musicalmente de altíssimo nível, com cordas graves notáveis, violoncelos e contrabaixos superlativos, a concepção do maestro foi de uma lógica e naturalidade absolutas.
O concerto começou por uma obra de Lopes Graça para cordas a todos os títulos notável e que ganhou muito por ser interpretada por uma formação alargada. Infelizmente o trabalho de alguns músicos, nomeadamente nos violinos foi aqui indiferente e pouco cuidado, displicente, pouco profissional mesmo. Não se admite que as arcadas nos primeiros violinos, últimas estantes, nem sequer estivessem certas e que houvesse gente que andasse a fingir que tocava nas partes mais difíceis, uma vergonha.

Apesar deste ponto o concerto de amanhã, Sexta, é altamente recomendado. Com o mesmo programa pelas 19h na Fundação Calouste Gulbenkian, simplesmente a não perder.

A próxima semana é completamente louca: Andras Schiff e Orquestra de Câmara da Europa na segunda, Lugansky na terça, Barbeiro de Sevilha em duas récitas na quarta e quinta no S. Carlos, orquestra Gulbenkian na sexta com grandes cantores e o Cristo no Monte das Oliveiras de Beethoven e a Bartoli no Sábado.



Arquivos

This page is powered by Blogger. Isn't yours?