<$BlogRSDUrl$>

21.2.06

Irving condenado 

O historiador inglês David Irving (site de Irving) foi finalmente condenado (notícia do Times de Londres) a prisão efectiva na Áustria por negar o holocauto.
Creio que a publicidade lhe assenta bem e às suas teorias. Outro aspecto que interessa reflectir com cuidado é se esta condenação não é uma violação do direito à liberdade de expressão que distinguiria precisamente as sociedades democráticas saídas da segunda guerra mundial. Creio que a condenação na Áustria, impossível em Inglaterra, é resultado de uma má consciência que ainda vigora na Alemanha, e sobretudo na Áustria, devido à sua participação em massa nas loucura hitleriana. Os piores nazis eram austríacos e o fanatismo nazi na Áustria era levado à loucura. O que se passou após o final da guerra foi tranformar um país envolvido grosseiramente no nazismo numa espécie de vítima simpática do mesmo. Infelizmente tanto a população austríaca como a alemã de então caiu maioritariamente sob o feitiço de Hitler. Embora tenha ganho as eleições em 33 com menos de 40% (Alemanha) em 39 Hitler teria tido certamente uma esmagadora maioria (tanto na Áustria como na Alemanha) se tivesse feito eleições...
Rejeito a teorias de Irving mas parece-me um péssimo precedente esta condenação que ainda por cima só vai publicitar ainda mais a sua versão dos acontecimentos.

Fica para a história a negação das teorias pelo próprio Irving durante o julgamente:

During his seven-hour trial yesterday Irving sought to convince the jury that he had changed his mind and now acknowledged the murder of six million Jews by the Nazis.

“I made a mistake when I said there were no gas chambers at Auschwitz,” he told the court.


Afinal parece que sempre houve holocausto... Por enquanto, mas depois da condenação será que Irving negará a negação da negação?

Arquivos

This page is powered by Blogger. Isn't yours?