<$BlogRSDUrl$>

19.1.06

Mais sondagens 

Diário de Notícias de novo ao longo de dias. Como é possível um articulista dizer que Garcia Pereira está a subir ou descer nas sondagens? Numa amostra com cerca de mil indivíduos Garcia Pereira arrebata 0,6%. As amostras são diferentes em cada dia, 0.6% serão quantos indivíduos? Deixa lá ver, bem 0,6% vezes 1000, são 6 respostas!! Como é que se pode dizer que um candidato subiu os desceu se num dia tem 6 e noutro 7 ou 5 indivíduos a responder numa amostra com com apenas 1000 elementos? É totalmente irrelevante e fruto do acaso puro e simples.
Outra coisa maravilhosa: "As maiores votações de Francisco Louçã e Garcia Pereira são, respectivamente, em Lisboa (10,7%) e Porto (1%)." Isto quer dizer que se a amostra no Porto tem 100 indivíduos, Garcia Pereira obteve uma intenção! Se amanhã não tiver nenhuma intenção será uma descida catastrófica de Garcia Pereira? Comentários para quê? Será um estagiário este Manuel Carlos Freire que assina estes comentários às sondagens?

Outro dado que me levanta grandes dúvidas, e neste caso matemáticas, que apontam claramente para uma manipulação da sondagem ou para uma técnica deficiente, é a descida diária de Cavaco Silva até valores próximos dos 50% ao longo de semanaas. Se repararmos a descida de Cavaco é sempre muito menor do que a margem de erro de dia para dia. Se considerarmos que o erro tem sido sempre na casa dos 3% a probabilidade de isto acontecer realmente, ou seja de as flutuações naturais obtidas na constituição da amostra não subirem o resultado de Cavaco num dos dias destas últimas semanas é menor do que 1%, mesmo admitindo que a intenção na população estaria realmente a descer. Significa isto que com 99% de certeza as sondagens têm sido: manipuladas ou realizadas de forma incorrecta do ponto de vista técnico. Será que a realidade ultrapassa a ficção, ou quando se quer uma ficção demasiado perfeita se acabam por cometer erros?

Dado final: A forma melhor de manipular uma sondagem não é adulterar os resultados finais, o que seria uma vigarice facilmente denunciável. É na constituição da amostra que as manipulações podem ocorrer, é uma forma fina de fazer as coisas. É também onde podem ocorrer os maiores erros por técnica deficiente. A matemática do tratamento dos resultados é básica, diria mesmo trivial. O mais difícil é a amostragem.

O eleitorado de Manuel Alegre escapa a raciocínios estabelecidos por resultados eleitorais anteriores e ocorre nas mesmas zonas em que Soares também terá mais votos, logo a contituição da amostra não altera muito a diferença entre Soares e Alegre. Por outro lado se a amostra tiver mais eleitorado urbano e litoral Sul é evidente que Cavaco será prejudicado. Como fazer uma sondagem diária com uma amostra de mil indivíduos variáveis? Uma sondagem que no início da série chegou a ter apenas uma amostra de 600 indivíduos que tem vindo a aumentar, estando agora na casa dos mil. A resposta é simples: telefone. Como aumentar a amostra diariamente? Telefonando a mais gente. Onde? Em Lisboa, no Porto, onde é mais fácil, onde mais gente está em casa, onde existem bases de dados. A amostra deixa de representar com fidelidade a população do país e explica-se sem grande esforço uma descida diária de Cavaco com o aumento urbano da amostra. É um palpite mas...


Arquivos

This page is powered by Blogger. Isn't yours?