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8.12.05

Medeiros Ferreira 

Devo dizer que aprecio verdadeiramente Medeiros Ferreira, por isso me dei ao trabalho de criticar a sua opção de se ter tornado comentador de futebol na Antena 1. Está no seu direito mo entanto, e tendo escutado a sua última aparição nesta rádio considero que a sua prestação é elevada e o nível do debate foge do corriqueiro ataque ao árbitro, tentando discutir com uma linguagem distante do habitual, nestes meios, os meandros do futebol. Mas meter-se em futebóis é sempre complicado e esperava muito mais de Medeiros Ferreira. Esperava livros, esperava debate profundo sobre o estado da nação, esperava reflexões sobre regime e a natureza do homem e das suas ideologias. Metendo-se a discutir futebol Medeiros Ferreira abandona o campo de Apolo e mergulha num Dionísio, infelizmente não o Dionísio da Tragédia Grega, das paixões sublimes, mas no Dionísio da taberna, do qual também é deus, talvez não um deus menor, mas um deus na sua face da coisa mesquinha. Mas talvez tenha razão Medeiros: o Dionísio do futebol é um deus que anima turbas acéfalas, as mesmas turbas que constituem a escória e o escol da sociedade, talvez por isso Medeiros Ferreira lá tenha lugar, para mostrar que no futebol não existem apenas as fezes, dejectos da política, dos negócios, das vigarices e das massas alienadas. Mas não será este exactamente o padrão do resto da sociedade portuguesa? Quem encontramos no futebol encontramos no parlamento, nos tribunais, nas casernas, nos hospitais públicos ou privados, nas escolas e nas universidades, a mesma massa de homens gananciosos e egoístas, Oliveira Martins disse-o, José Relvas pressentiu-o, a geração da Seara Nova afirmou-o peremptoriamente depois de 19 de Outubro de 1921 nas reflexões de António Sérgio. A degradação de um país em queda livre desde Pombal (triste sorte ter sido um facínora). Uma sociedade universal em crise, talvez mais em Portugal do que no resto da Europa, mas em crise de valores entre o altruísmo e a ganância desde que existe homem e propriedade. Uma sociedade que herda os seus mecanismos das estruturas de símios. Medeiros Ferreira é assim uma espécie de pater que escolhe um caminho e tenta o seu melhor por esse caminho, discordo da opção mas respeito-o na mesma.
Em resumo: tenho simpatia pelo especialista em relações internacionais, embora tenha pena de não lhe poder ouvir a opinião sobre os males do mundo enquanto discute elevadamente se Scolari fez bem ou mal aquela escolha... esta a razão de repetidamente e de forma injusta, da qual peço desculpa, ter citado o "comentador de futebol Medeiros Ferreira", Medeiros Ferreira é mais do que um mero comentador de futebol.



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