<$BlogRSDUrl$>

3.11.05

Sores sobre Cavaco - As lógicas do candidato na terceira posição 

"Soares está em forma" segundo Luís Delgado, concordo, continua o mesmo demagogo de sempre. Mente tão bem como há vinte anos.

Citações do jornal "O Público" em itálico.

"Dificilmente dá [um bom Presidente da República] porque o professor Cavaco Silva tem uma concepção de democracia muito pouco struturada, como político intermitente que é",

Afinal é intermitente ou profissional?

"Para um Chefe de Estado é preciso saber de história, de filosofia, ter uma formação humanista. É só a economia que conta? (...) Eu publiquei nove livros desde que deixei de ser Presidente da República. (...) Ouviu alguma palavra do professor Cavaco Silva sobre globalização ou a guerra do Iraque?",

Enfim, escrever um chorrilho de banalidades impossíveis de ler sobre o que quer que seja é fácil. Soares alguma vez contribuiu com alguma doutrina para a história da filosofia? Passar a vida a dizer que temos de nos preparar para a globalização e meter o socialismo na gaveta não parece um grande currículo. Mas embora puxando falsamente pelo seu fraquíssimo currículo científico e académico Soares não deixa de ter razão sobre Cavaco, Cavaco não é um humanista.

Sobre o currículo de Cavaco Soares diz: "É curto, é pouco para ser Presidente da República".

Cavaco tem um doutoramento e é professor de economia, tem publicado obra e é considerado um conhecedor notável na sua especialidade. Soares tem uma colecção enorme de doutoramentos honoris causa, mas parece que Stevie Wonder também tem. Não lhe fica bem dizer o que diz. É feio, deselegante e falso.

Na mesma entrevista, questionado sobre a possibilidade de, com a eleição de Cavaco Silva, existir um risco de queda do Governo do socialista José Sócrates, Mário Soares considerou: "Acho que existe. Há uma pressão imensa para que isso aconteça".

Soares, de novo, o aldrabão e demagogo, algo habitual em toda a sua carreira política, aliás até afirmou que não fazia sentido para um homem da sua idade continuar na política activa. É mais fácil Sócrates ter estabilidade com Cavaco do que com Alegre, o candidato que lhe pode fazer frente. O próprio Soares não foi um modelo de estabilidade para Cavaco. Sem mais comentários.

"Quando há uma pessoa mais velha e outra mais nova, é a mais nova que tem que procurar a mais velha", sublinhou, afirmando que Alegre "disse que estava disposto a avançar sem ter nunca o apoio do PS".

Será que um homem mais velho que se apresenta a eleições merece logo o cargo? Era uma óptima ideia, uma Gerúsia como a de Cartago e poupavam-se as eleições, seríamos governados pelos homens mais velhos do país, provavelmente mais sensatos do que estes políticos, profissionais ou intermitentes. Sorteio ou Gerúsia? Uma democracia original, pior do que está não poderia ser.

A sua idade foi também tema da entrevista, tendo Soares confidenciado que fez exames médicos recentes e procurado rebater o argumento dando como exemplos o antigo Presidente norte-americano Ronald Reagan e o Papa João Paulo II.

Bem, Reagan foi eleito com setenta anos (nascido em 1911, tomou posse em 1981), saiu com 80. João Paulo II foi escolhido em 78 com 58 anos. Morreu em 2005 com 84 anos e o seu estado não era propriamente o ideal e o seu cargo era vitalício, acto falhado de Soares? Soares que idade tem? Ambos os exemplos escolhidos pelo próprio Soares revelam que este está para além da idade útil, o próprio Mao Tse Tung morreu aos 82! Sores, se for eleito, tomará posse aos 81, sairá aos 86, já Reagan estava gravemente doente e João Paulo II morto. Acho que Soares merece bem a reforma de político profissional.

Isto não quer dizer que Cavaco seja melhor mas como está calado não diz asneiras.
Soares percebeu, enfim, que na dificílima situação em que está, uma espécie de bispo do Gil Blas, tem de confrontar directamente Cavaco.
Não percebe que ao fazê-lo de forma desabrida e deselegante acaba por se atrasar relativamente a Alegre. Alegre se mantiver a posição em que está, basta-lhe fazer uma campanha positiva para obter o segundo lugar. Poder-se-ia pensar que muitos candidatos na área chamada erradamente de esquerda, uma vez que Cavaco também partilha de ideias de esquerda, serviria para massacrar Cavaco deixando facilitado o caminho ao segundo na primeira volta.
Creio que esta teoria é errada, Alegre neutraliza Soares, Soares e uma campanha de chicana vão facilitar uma eleição à primeira volta de Cavaco. Cavaco tem mantido o nível elevado da sua intervenção e deve manter-se assim, Soares dará estocadas no ar, esbracejará, entrará em desespero, sairá pela porta baixa e enxovalhado pelas suas próprias palavras. O seu lado positivo na história ficará sempre obnubilado por esta candidatura tardia e pobre, degradante para o seu passado. As manipulações demagógicas a que nos habituou desde sempre serão agora mais óbvias, mais fáceis de desmontar, passarão por tontices de velhote. Soares talvez não merecesse isto...

Como sempre, antes das eleições, faço a minha aposta: Cavaco ganha à primeira volta.
E não votarei em Cavaco, tenho muita pena de não ter candidatos em quem votar.

Henrique Silveira

Arquivos

This page is powered by Blogger. Isn't yours?