<$BlogRSDUrl$>

15.11.05

Seis Perguntas a Stockhausen 

Uma verdadeira entrevista a Stockhausen não poderia deixar de ter as seis perguntas que se seguem:


1. As "portentosas inovações" que trouxe à música actual são ou não fruto do seu património genético extra sistema solar?

2. Será que aquilo a que chama "inovações intemporais" não são apenas tiques requentados da música pimba de Sirius, de onde é originário, e que afinal são estafados clichés vendidos como novos aos terráqueos ignorantes?

3. Onde conheceu Jorge Peixinho? Numa nave espacial antes de terem aportado à terra? Será que o facto de desconhecer Emanuel Nunes se deve ao facto de este ser terráqueo e, logo, inferior em cultura e conhecimentos musicais aos originários de Sirius?

4. Quais os outros compositores que vieram de Sirius? Viajaram na mesma nave? Vieram antes? É verdade o boato que corre em Darmstadt de que Bach seria oriundo de Vega? De onde veio Boulez? E Xenakis?

5. Que recordações guarda de Sirius? Reflectem-se na sua música?

6. Em Sirius são todos tão pretenciosos e com delírios de omnipotência como o Mestre Stock? Ou será que lá têm todos a mania que vieram da Terra?

- Brloing!...

P.S.: Stockhausen nasceu em Mödrath perto de Colónia em 22 de Agosto de 1928, embora o próprio negue o que biografia oficial diz.



Arquivos

This page is powered by Blogger. Isn't yours?