<$BlogRSDUrl$>

22.11.05

De bom tom e sincero 

O parabéns ao Causa Nossa pelos dois anos. Embore discorde frequentemente das posições pouco meditadas de Vítal Moreira e companheiros de blogue, nomeadamente quando discutem ideologia e sobretudo democracia como se esta fosse uma criação imutável e monolítica, uma abstração que, como Oliveira Martins tão bem explicou, como todas as abstrações não existe! É uma forma de pensar estruturada por uma classe de pensamento único e, diria, totalitário, como a recente questão do presidencialismo prova.
Interrogo-me sobre a opinião de Vítal Moreira sobre a questão do cesarismo sidonista que adivinho seja condenado sem mais delongas, ou ainda pela questão do uso da violência para a subversão, mais ou menos democrática, do estado. Gostava de conhecer a opinião do jurista e constitucionalista sobre a questão da revolução e do assassinato como forma de produzir mudanças no sistema político e revoluções sociais. Enfim, questões complexas para quem estuda a constituição, muitas vezes quase esquecendo que um breve acordo entre políticos pode deitar abaixo anos de doutrina nos escassos segundos de uma votação parlamentar.
O que pensa Vítal Moreira da morte de Sidónio, ou do assassinato de D. Carlos e seu filho, por exemplo.
Mas regressando ao blogue Causa Nossa acrescento que o leio com prazer desde o seu início, e que apesar das críticas tenho grande estima e consideração intelectual pelos que lá escrevem, parabéns.

Arquivos

This page is powered by Blogger. Isn't yours?