<$BlogRSDUrl$>

26.10.05

Análise de um artigo de Medeiros Ferreira 

Itálicos do blogue Bicho Carpinteiro. Referência directa para o post original muito apropriadamente intitulado: Concurso de Gaffes! Diria eu: Comparação de nulidades. Vejamos o que nos diz Ferreira:

Mário Soares respondeu, ontem, a muitas perguntas de jornalistas, sendo que alguns chegaram a formular várias na mesma intervenção, umas mais precisas do que outras, se me é permitida uma avaliação não-corporativista.

Genérico, impreciso e sem referências, vago, não cita as questões e critica no ar.

Sem qualquer mediação, nem qualquer assessor por perto, o candidato enfrentou a bateria de questões com à vontade.

Exemplos onde estão? Como rebateu e falou à vontade? Quais as respostas em concreto e a sua análise? Referências? Nada, apenas publicidade, enganosa ou não? Não ouvi o dr. Soares logo não sei.

Por vezes pediu para repetirem as perguntas, e bastaria que a regra estabelecida fosse que cada jornalista fizesse uma só, como acontece por esse mundo livre fora, para o ter evitado. Também foi impreciso quanto aos anos de SG do PS, e aposto que se eu perguntar de chofre ao JMF durante quanto tempo ele foi sub-director do Público, ele é capaz de não saber ao certo, sem que isso o desqualifique como actual director.

Comparação inútil sobre questão inútil, ou alguém ficou incomodado para além de Medeiros Ferreira com essa questão?

Soares também disse mandatário em vez de porta-voz, e, não disse que a questão do referendo sobre a IVG já está a ser apreciada no Tribunal Constitucional, sem que se saiba se sobre a forma, consubstanciada na específica questão magna desta enorme sessão legislativa, se sobre o conteúdo. Tanto bastou para que os sábios do momento recenceassem essas «confusões».

Parece que Medeiros Ferreira está com receio de que alguém julgue que Soares está algo incapacitado, talvez pela idade, não é o meu caso, penso que a idade é um factor que engrandece. O problema é que em Soares há pouco para engrandecer.

Por mim acho-as benignas, sobretudo se comparadas com as confusões de Cavaco, que já fala como PR e já trata o Parlamento como se este fosse a insignificante Assembleia Nacional. Eu até acho que os apoiantes do professor deviam propor a restauração do nome da Assembleia Nacional. Para ele tornar a gaffe numa previsão. Caramba, quem não percebe a diferença das gaffes?!

Porque não diz Medeiros Ferreira que Cavaco é fascista? Se vai por aí, qual Vasco Lourenço de colarinho branco, explique porque razão o professor de finanças é fascista. Pode também estabelecer um paralelo com o professor de finanças de Santa Comba, numa brilhante e original analogia e alicerça o seu post numa lógica inabalável. Pode depois falar dos camisas negras, do integralismo lusitano, da beatice saloia de Salazar, pode ainda dizer que Cavaco é filho de um gasolineiro e etc, etc, etc. Felizmente não voto em nenhum candidato e estou de fora, mas com argumentação destas Soares há-de ir longe. Pode ainda filosofar sobre ideologias e explicar a separação entre Cavaco e Soares em termos de pensamento e referências… Referências? Bem, quais as referências de um e de outro? Kurt Heinig, muito obscuro, mas e que tal Eduard Bernstein e Karl Kautsky, ou quais os teóricos do socialismo na gaveta, e na algibeira? Feuerbachs de pacotilha? Bem, talvez seja melhor não falar das diferenças. É que comparar zeros é uma tarefa ingrata…

Enfim um típico sub produto de vaga propaganda, sem alicerces discursivos e com uma lógica ofensiva da inteligência do leitor. "Sibilino"? Eu diria torcidinho.
Mas o problema é que é tudo assim, Joana Amaral Dias ou um apoiante qualquer de Cavaco ou Alegre não passam deste discurso paupérrimo. Alguém me pode enviar o tal manifesto do Soares que não o consigo encontrar na net? Gostava de cotejar os diversos manifestos, deu-me para estudar infinitésimos intelectuais.

Já agora, peço aos apoiantes dos candidatos, pedido algo bizarro, que expliquem as razões filosóficas, os referenciais ideológicos e os modelos para o mundo, e já agora para Portugal, que vislumbram nos seus candidatos e como eles pretendem implantar esses modelos para além das teorias bem conhecidas do Socialismo na Gaveta, Social Betonocracia, Trotstskismo Pós Moderno Minoritário Libertário Anarco Louçanista, Socialismo na Gaveta com Alegria, e Comunismo Ferrugento...

Henrique Silveira

Arquivos

This page is powered by Blogger. Isn't yours?