<$BlogRSDUrl$>

15.10.05

Ainda a micro causa e Luís Carmelo 

Diz Luís Carmelo em Miniscente:

“Escreve o sapiente Crítico:

(…) não alinho em grupos nem em carneiradas, mesmo que sejam organizadas por bloggers esclarecidos e muito visitados que oferecem links a quem os apoiar, numa espécie de oferta manipuladora de chouriços em campanha eleitoral. Não contem comigo.”

E escrevo eu, mero mortal: quem “alinha” ou não em causas, tendo como base a ideia de “carneirada” vs. “não-carneirada”, é porque não opta de acordo com o critério fundamental: a liberdade. Dispenso de me alongar em ilações (e haveria muitas e interessantes).

SIC

Esquece Luís Carmelo que eu escrevi isto no final de um texto grande e que a frase começa por: "É por isso..." Que, de forma obscenamente manipuladora, Luís Carmelo omite. É pelas razões mostradas ao longo de todo um texto acima da citação que não alinho em carneiradas, à priori, apenas porque se dão links. Eu alinharia com a causa apesar dos links, por concordar ou discordar, como se entende do texto. Já agora quando falo de "uma carneirada" falo de um acto acéfalo, uma multidão sem pensamento ou reflexão que segue o pastor, ou o cão e procura a erva mais fresca. Ou Luís Carmelo pensará que os carneiros têm um discernimento profundo?
É precisamente como cultor da liberdade de pensamento que nego a carneirada à qual Luís Carmelo aprecia tanto as virtudes. Por liberdade, por independência, por total e radical negação da venda dos princípios pela obtenção de benefícios. E a venda de links a troco de causas, micro ou não, é uma das mais mesquinhas formas de manipulação (pelos autores) e de decadência (pelos autores e seguidores) de uma blogosfera que se queria livre. Não digo que todos os seguidores da microcausa do dr. Gorjão tenham vendido a sua opinião ao enlace, mas muitos o fizeram num fenómeno que, para mim, é um sinal de que a corrupção de que fala Schopenhauer e que atinge a maioria dos seres humanos, e aprendi com o filósofo e a realidade a ser descrente dos dons de bondade do ser humano face à ganância e ao egoísmo. É esta corrupção que atinge de forma normal e natural, somos humanos, a blogosfera portuguesa. Aliás, o post manipulador de Carmelo é mais um elemento para alimentar a minha desilusão. Carmelo podia discordar do que eu escrevi, podia rebater, mas amputar para fingir que tem razão é um acto inqualificável de desonestidade intelectual.
Admitiria muito interessante que o dr. Gorjão (o blogue com mais leitores associado à ideia da micro causa ) fizesse a tal arregimentação de blogues, mas que anunciasse apenas no final de tudo quais os aderentes, sem aviso prévio. Comparando os números chegaríamos a conclusões bem interessantes numa experiência que não se pode realizar mas que se pode conceptualizar.
Aliás, é também interessante é o recuo de Gorjão e companhia perante a não resposta de José Manuel Fernandes à tal microcausa, fingindo que se ganhou a microcausa onde apenas conseguiu turvar as águas. Manipulação em toda a parte, o método dos politiqueiros e dos politólogos! É que os protestos começavam a ser demais perante os métodos usados e era necessário parar.

H.S.

Comentário afixado no blogue Miniscente:

É mesmo uma questão de liberdade, basta ler o texto todo. Claro que extrair apenas uma parcela ínfima, de forma a distorcer todo o conteúdo, numa manipulação intelectual que não conheço em Luís Carmelo, é que afasta o leitor dessa mesma liberdade de pensamento de forma a ser manipulado. Obrigado por negar no mesmo texto aquilo que afirma defender.

Fonte próxima de H.S.

Arquivos

This page is powered by Blogger. Isn't yours?