<$BlogRSDUrl$>

23.5.05

Um concerto que promete 

Sabe-se da minha desconfiança relativamente a "fenómenos". O caso Sokolov não escapava a esta reserva, gravações de alto nível ao vivo não limparam essa imagem negativa que Sokolov me inspirava. Fruto de uma abordagem de Bach muito pessoal e, para mim, pouco correcta. Lembrava-me também de um recital em que a sua actuação roçou o autismo, perante um público que tinha ocorrido em massa para o escutar, numa sala de concerto que o pianista exigiu manter em condições infernais, recusando-se a abrir as janelas do palácio de Queluz em pleno calor estival.
Um recital extraordinário em Lisboa na Fundação Gulbenkian dissipou estas dúvidas.
Amanhã, na Casa da Música, Sokolov vai estar de novo perante o público português, desta feita no Porto, num concerto que se afigura algo estranho. Mozart, kv 488 por Sokolov com Die Deutsche Kammerphilharmonie Bremen e Trevor Pinock na direcção, o restante programa inclui C.P.E. Bach e Haydn (sinfonia 99).
A palavra chave para este concerto é espectativa e curiosidade. Se tudo correr bem poderá ser um concerto memorável. Se algo emperrar pode ser um desastre. Não acredito num concerto morno, meias tintas, meramente correcto, pelo menos no concerto 23 de Mozart. Um choque de personalidades e de abordagens, uma fusão?

O resto também me deixa na dúvida, Pinock fora das suas águas habituais (pelo menos até algum tempo atrás que agora está a ficar na moda o período clássico).
Um concerto que terá aqui a crítica merecida, tratam-se de intérpretes de craveira mundial e como prometido merecerá comentários aqui mesmo.
A Casa da Música será também analisada.

H.S.

P.S. Soube agora, 23h, que ainda há bilhetes para este concerto! Em qualquer sala da Europa, a este preço (25€), este seria um concerto completamente esgotado. Com os bilhetes muito mais caros, só com uma sorte incrível consegui uma desistência numa aldeia perdida do Voralberg como Schwarzenberger para escutar Peter Scheier no Verão do ano passado!


Angelika-Kauffmann-Saal onde escutámos Peter Schreier

Arquivos

This page is powered by Blogger. Isn't yours?