<$BlogRSDUrl$>

3.5.05

Festa da Música no CCB - Notas de Audição 6 - Filipe Pinto Ribeiro 

Um recital de Filipe Pinto Ribeiro, no CCB sala Holz pelas 16h45m, programa original, apenas com Beethoven, Sete Variações Sobre God Save the King, obra fora de opus 78, fantasia em sol menor opus 77 e a célebre sonata opus 57, APASSIONATA, em fá menor.
Hesitei em escrever sobre este concerto, a sala com um tecto muito baixo e um palco elevado é péssima para um recital de piano, se observarmos que o modelo de piano é um Steinway modelo 270D, uma máquina de produção de som, que enche com a sua sonoridade auditórios de milhares de lugares a única coisa que poderíamos aspirar era tentar sair da sala sem dores de cabeça.
O pianista Filipe Pinto Ribeiro lutou contra a sala, o tecto e o piano. Preparado para um recital duro, dotado de grande pujança física e uma sonoridade imperial, própria da sua escola e da sua personalidade, Filipe Pinto Ribeiro mostrou uma técnica soberba, uma capacidade de manipulação do som notável, uso do timbre variado e capacidade de renovação e de surpresa nos efeitos sonoros.
Muito interessantes as variações. A obra mais complicada em termos de fio condutor é, sem dúvida, a fantasia, que parece claramente fruto de experiência e da capacidade de improvisação do compositor. Pinto Ribeiro conseguiu manter esse fio que parecia difícil de obter. A sonata opus 57 teve claros problemas de equilíbrio sonoro e de instabilidade no som. O piano não estava equilibrado e a sala enche depressa de mais com o som que satura (em termos de ciência física) totalmente o espaço. O pianista acabou de ter de usar o pedal da surdina para conseguir conter de certa forma as dificuldades com que se deparou. Creio que a sala em questão nunca deveria ser dada a um recital com as obras em questão. Perde o pianista, perde o público, perde a música. O melhor pianista nunca conseguiria um recital perfeito numa sala destas e com um instrumento mal equilibrado em termos dinâmicos. Felicita-se Pinto Ribeiro por ter conseguido, apesar de tudo, transmitir alguma música a quem o escutava. Ficámos com pena de não o escutar no local apropriado, uma sala grande com um bom piano.


Arquivos

This page is powered by Blogger. Isn't yours?