<$BlogRSDUrl$>

27.4.05

Mais concertos da festa da Música - Notas de audição 3 

Sábado, sala Waldstein, grande auditório. Missa em Dó maior de Beethoven, opus 86. Peter Neumann Collegium Cartusianum, Kölner Kammerchör. Simone Kermes, soprano, Franziska Orendi, alto, Virgil Hartinger, tenor, Markus Lemke, baixo.

Formação: cordas 8-7-5-4-3, 2 fl, 2 ob, 2 cl, 2 fag, 2 trompas e 2 trompetes. Tímpanos. Orgão positivo. Um clarinete com uma sonoridade divina que fez um solo de uma grande poesia no final da missa, mereceu as palmas que teve dos seus pares e do público. Cordas excelentes.

Solistas banais em que o tenor mostrou ter uma voz bonita, mas abusando do vibrato. O alto tem uma voz bonita, o baixo era fracote e desafinava, o soprano sem ser uma cantora extraordinária impressionou pela cor da voz e pelo belo timbre. Mas a mediania e a correcção foram o mote no capítulo das vozes solistas.

Uma missa meditativa, um coro de efectivo pequeno, entre trinta e quarenta cantores, muito afinado, e de qualidade extraordinária. Apenas pecou por uma dicção do latim algo estranha.
Interpretação contida em torno de um ideal sonoro de Peter Neumann. Orquestra com um som muito belo, doce, suave. Aveludado. O orgão positivo contribuiu para a densidade do som de forma (aparentemente) imperceptível dando grande plasticidade ao som do conjunto.
Meditação e interioridade mais do que exuberância e teatralidade, depois de um credo sentido, um sanctus poético, um "Agnus dei" triste até à invocação "Dona Nobis Pacem" em que surge alguma alegria logo substituída pela paz e pela calma do reencontro com Deus a terminar uma obra notável da história da música. Peter Neumann correspondeu ao texto da missa, à partitura, e foi de uma segurança a toda a prova.
Assim vale a pena fazer crítica... Mais um grande concerto na Festa da Música.


Arquivos

This page is powered by Blogger. Isn't yours?