<$BlogRSDUrl$>

11.4.05

Ensemble Micrologus - Lembrança 

Divulgamos informação recebida por email da parte do Serviço de Música da Fundação Calouste Gulbenkian. O texto contém todos os dados necessários para uma avaliação prévia do que será o concerto de dia 12, terça feira.
De notar que o Ensemble Micrologus é uma das formações mais consistentes na Música Antiga e que este concerto é imprescindível para quem gosta da Grande Música de Todos os Tempos!


Terça, 12 de Abril, 19h00
Ciclo de Música Antiga

Ensemble Micrologus

“Nostra Donna”: As Cantigas de Santa Maria de Afonso X de Castela

Virgen Madre groriosa

Como podemos a Deus gradeçer
Beneito foi o dia

O que en coita de morte
Muito foi noss'amigo Gabriel
Poys que dos reys
Sempre seja beneita
Quen aos servos da Virgen
Aver non poderia
Beneyta es Maria
Nembressete Madre
Muito bon miragre a Virgen
Quantos me creveren loaran
A Virgen S. Maria

O Ensemble Micrologus, que conta já com 20 anos de existência, é um dos agrupamentos mais consagrados no domínio da interpretação da música medieval, tratando-se também de um dos agrupamentos que participou na confirmação da validade e enriquecimento que os músicos italianos trouxeram ao desenvolvimento da interpretação da música antiga, e não apenas no reportório barroco. O Ensemble Micrologus reúne investigação musicológica com uma capacidade de recriação musical, historicamente fundamentada, não perdendo de vista a demanda da música enquanto experiência de gozo da beleza e fruição emocional. Por isso mesmo, os seus concertos ficam como intensas experiências musicais ao nível da memória, ultrapassando em muito o mero interesse histórico-cultural do reportório. A prática de recriação musical apoia-se em estudos aturados nas mais diversas fontes e recursos, chegando ao ponto de reconstruir instrumentos com base em descrições e fontes iconográficas. Para atingir um modelo de comparação em termos de realidade sonora existente, o Ensemble Micrologus recorre ainda ao estudo comparativo de reportórios de tradição oral com traços arcaicos que se apresentem inspiradores para atingir um determinado ideal de sonoridade. Corporizam por isso uma das mais férteis vias de cooperação da musicologia e etnomusicologia, iluminando aspectos como o fraseado, técnicas de emissão vocal e ainda a complexa questão da ornamentação.
Com uma cuidada e valiosa discografia, o Ensemble Micrologus tem gravado para o catálogo da Opus 111-Naïve e a partir de 2004 na recente etiqueta Zig Zag Territoires.
O concerto centrado nas cantigas de Afonso X, reveste-se do maior interesse, uma vez que se trata de um espólio absolutamente incontornável para o conhecimento da tradição lírica trovadoresca em galaico-português na Península Ibérica. Centrando-se no culto mariano, são ainda exemplo da tolerância religiosa presente na corte de Afonso X, pois as iluminuras que acompanham esta colecção de cantigas dão-nos conta da presença de elementos cristãos, muçulmanos e judeus em tranquila convivência. O códice constitui-se ainda como o principal documento iconográfico para o estudo da organologia europeia, precisamente pela valiosa informação fornecida relativa aos instrumentos e à sua execução.



Arquivos

This page is powered by Blogger. Isn't yours?