<$BlogRSDUrl$>

3.3.05

Pelos alunos se vê o mestre 

A sua música é notável mas muito pouco escutada entre nós. É um dos maiores mestres da histórias da música, entre os seus discípulos contam-se Marc-Antoine Charpentier e Alessandro Scarlatti além de muitos outros.
Segundo o seu obituário no Mercure Galante (uma gazeta francesa onde Charpentier tinha alguma influência) "era um dos maiores mestres que tivemos desde há muito tempo"...
Nasceu em 1605 perto de Roma e faleceu em 1674 em Roma. A sua obra é imensa, conta missas, motetes em latim, cantatas italianas, oratórias, mas infelizmente a atribuição da sua obra em manuscrito é muito difícil. Só sobreviveu um manuscrito autógrafo, tudo o resto serão cópias. Felizmente editou muita música em vida.
Numa das maiores desgraças para a história da música, infelizmente tão frequentes (também aconteceu com o incêndio do castelo de Dresden onde estavam os manuscritos de Schütz), os arquivos Santo Apolinário em Roma onde repousavam os manuscritos deste compositor foram destruídos com a dissolução da Ordem dos Jesuítas em 1773.

Falamos de quem?


Arquivos

This page is powered by Blogger. Isn't yours?