<$BlogRSDUrl$>

28.2.05

O Perigo Santana 

Sampaio perdeu eleições legislativas e deu maior maioria de sempre a Cavaco. Santana perdeu as eleições dando a maior vitória à esquerda. Sampaio foi presidente de câmara em Lisboa, Santana também.

Dois derrotados, dois presidentes de câmara em Lisboa. Advogados, um com mais experiência e merecedor de algum respeito. No entanto políticos derrotados. Ambos muito maus como dirigentes partidários.
Santana provou que é um péssimo primeiro ministro.
Será que tal como Sampaio ainda vai ter a hipótese de provar ser um péssimo presidente?
É que as carreiras não são assim tão díspares e o princípio de Peters em Portugal deve ser entendido como: "se provaste que és incompetente és promovido!"
Afinal nem sequer é uma novidade, Peters no seu livro já explicou que isso acontece com frequência. Claro que nos países normais o promovido sobe para um lugar onde faz menos estragos. Isso também acontece em Portugal: dou o exemplo de João Paulo Santos, provou que era um péssimo maestro de coro em S. Carlos, foi promovido ao lugar de "director dos estudos musicais". O coro agora canta muito melhor. O anterior titular talvez tenha uma oportunidade para provar a sua incompetência no novo cargo (ou não). O estrago que pode provocar agora está limitado, percebe-se a estratégia da direcção do Teatro. O director do mesmo é italiano e percebe destas coisas... Normalmente em Portugal um maestro de coro tão mau (e agora falo em geral) poderia até correr o risco de chegar a director de um teatro, com as cunhas certas e estando em determinadas esferas de influência, aqui tudo é possível. Mas estou a afastar-me. Sampaio provou que é um político incompetente, que não conseguiu liderar e mobilizar a esquerda, perdeu eleições, perdeu o congresso a seguir e, depois disto tudo, foi eleito presidente.
Santana Lopes depois dos estragos que fez ainda não está afastado. Não só é possível como, com o nosso princípio de Peters, até é provável.

Arquivos

This page is powered by Blogger. Isn't yours?