<$BlogRSDUrl$>

10.2.05

A música e considerações críticas 

A sexta de Mahler já fez correr alguma tinta desde a morte de Mahler. As versões, as revisões, as edições. As duas pancadas de martelo contra as três pancadas da primeira versão. O próprio instrumento objecto das "pancadas secas, violentas e não metálicas", como construir um instrumento desses? A orquestração pesada e violenta da tremenda derrota do herói autobiográfico da sinfonia (na primeira versão), derrota escamoteada e pressentida apenas (na segunda versão) pelo diminuendo que acaba no vazio que encerra a obra, sem o clímax que Mahler previra na sua primeira escrita (também encerrada pelo mesmo diminuendo final). Uma escrita inicial que era ainda descomprometida, sem a sombra da superstição que o viria a atormentar no futuro próximo de uma estreia anunciada. Permaneceu uma espécie de mundo secreto de discussões entre músicos, maestros e musicólogos. Os ecos não chegam ao melómano menos preocupado com estas questões.
E foi uma oportunidade perdida de esses ecos chegarem ao público, creio eu, por um programa das Orquestras Mundiais que sublinha aspectos óbvios e esconde segredos que, no fundo, dão a dimensão profunda de uma obra cheia de dificuldades.
O porquê de um andamento lento em segundo ou terceiro lugar? A indicação no programa de uma ordem, uma edição crítica com a mesma ordem, e uma execução por ordem diversa. Cedendo neste lado a uma visão convencional e pouco meditada do próprio tecido harmónico da obra. Enfim, escolhas, desafios. São escolhos que, por estarem escondidos, não significam menor dificuldade e a possibilidade de um naufrágio...

Felizmente a música chega bela, independemente das discussões. Uma visão da obra que é coerente mas não é trágica, é uma visão adocicada que se coaduna com a revisão que Mahler fez da partitura para afastar os seus próprios fantasmas. É uma cedência, um compromisso. Por esse mesmo motivo o bucólico e o lírico são os lados mais exaltantes da interpretação de ontem. O fantasmagórico, o atormentado acabaram por não ter o remate lógico da obra... Que resulta plenamente, apesar disto tudo. O som que nos chega é perfeito, a música que se ouve é puro Mahler e a orquestra do Concertgebouw é realmente uma grande orquestra mundial, de primeiríssimo plano, e provou-se ontem.

Aos ouvidos pouco preocupados do melómano médio que tosse durante um concerto inteiro e se esquece do telemóvel ligado chega apenas a música, sem complexos...

Recomenda-se a escuta da primeira versão desta obra por Benjamin Zander. Uma das melhores abordagens que existe da sexta de Mahler.

P.S. Veremos como Imbal dirigirá esta sexta com a OSP no final da temporada.

Arquivos

This page is powered by Blogger. Isn't yours?