<$BlogRSDUrl$>

4.2.05

Agradecimentos 

Quero agradecer os emails de pessoas que me escreveram a elogiar a crítica da Medeia, e curiosamente, de alguns membros da própria orquestra.
Apercebi-me que muitos lugares estavam vagos no último acto, esse facto proporcionou-me até uma mudança de lugar para uma posição mais confortável, até porque tinha uma pequena distensão muscular que me atormentava. Segundo percebi pelos emails recebidos algumas dessas pessoas, devidamente identificadas, abandonaram a sala por desgosto com o que se estava a passar e cito:

"Bravo, sua crítica foi o melhor da ópera. Não fiquei no fim mas já sabia que as crianças morriam. Uma porcaria."

Ou então os comentários de que a tosse e gripe talvez tivessem influenciado o público, realmente a Medeia foi mais um oceano de tosses.

Obrigado a quem me escreveu. É bom saber que a procura da exigência não é apenas um "defeito" meu e de alguns amigos que assistiram à récita de segunda feira. Após a leitura dos emails fiquei mais descansado, a crítica é uma actividade solitária e difícil. Custa-me muito ser rigoroso quando as coisas correm mal, mas é um dever e sofro verdadeiramente. Creio que, no entanto, ser verdadeiro é útil e construtivo, obriga a pensar e a melhorar.
Este blogue surgiu quase como uma brincadeira, nunca pensei que viesse a ter as repercussões que teve, foi anónimo durante muito tempo porque o que me interessava era a ideia e o debate e nunca o protagonismo pessoal. Deixou de ser anónimo porque resolvi assumir publicamente a responsabilidade do que dizia e porque assim me exigiam os criticados. Continuo a dizer a verdade e o que sinto com o maior sentido da justiça como fazia no início e da mesma forma. Nem tudo o que se afirma aqui é consensual ou conformista, e ainda bem, existem muitas visões possíveis e isso é saudável, neste mesmo blogue já tivemos polémica interna. Não devo nada a ninguém, talvez ao banco... não tenho nenhum emprego dependente da música, não procuro lugares ou posições. Sou professor universitário, fora da área musical, e estou muito satisfeito com a independência que isso me dá para poder escrever sem peias e sobre tudo o que me apetece. Muitas vezes tenho pouco tempo e o blogue fica muitos dias sem ser alimentado, mas vamos tentando na medida dos nossos parcos conhecimentos e com os erros que vamos cometendo, que são muitos, melhorar o que aqui é dito com a ajuda de alguns amigos que aqui escrevem.

Obrigado

Henrique Silveira

Arquivos

This page is powered by Blogger. Isn't yours?