<$BlogRSDUrl$>

21.1.05

Recomendamos 

É raríssimo este blogue fazer menção a um concerto por antecipação. A crítica é uma acção postergada, há quem diga até: reaccionária. Embora discorde desta forma de pensar, a crítica pode e deve ser um motor (até pela escolha criteriosa do tempo da intervenção), de mudança, de avanço e pedagogia. De motor da reflexão com vista a uma superação e melhoria de quem lê, de quem interpreta e do próprio autor. Com alcance futuro. Se a crítica se destinasse apenas a dizer mal, a bater ou, pelo contrário, a elogiar cegamente, não faria o menor sentido. A crítica como catalizador de desenvolvimento é uma forma superior de intervenção criativa.
Isto tudo vem a propósito de um acontecimento que se prevê extraordinário e que não hesitamos em recomendar de forma enfática: os concertos do quarteto Borodin. É raro ter a oportunidade, em Portugal, de escutar um quarteto de altíssimo nível e com a história do quarteto Borodin.
A Fundação Gulbenkian é praticamente a única entidade a manter uma programação de música de câmara com cabeça tronco e membros, e mais uma vez teremos formações de alta qualidade como o quarteto Borodin.
O maior problema dos concertos de câmara da Fundação tem sido uma confrangedora ausência de público. O público português continua tão ignorante como nos tempos de Vianna da Motta em que este se queixava da sua falta consistência cultural e da preponderância do canto (sobretudo em italiano) face à música instrumental.
Se quem me lê for à Fundação Gulbenkian assistir aos concertos da próxima semana, falamos do quarteto Borodin, não dará o seu tempo por mal empregue. Mesmo com o factor de risco que cada concerto público tem (e aí reside o seu encanto), aguardam-se os próximos concertos com a espectativa de vir a escutar grande música interpretada de forma notável. Recomendamos vivamente.

Grande Auditório Gulbenkian
Segunda, 24 de Janeiro, 19h00
Quarteto Borodin

Ruben Aharonian, Violino
Andrei Abramenkov, Violino
Igor Naidin, Viola
Valentin Berlinsky, Violoncelo

Franz Schubert -
Quarteto para Cordas Nº 13, em Lá menor, D.804, Rosamunde
Quarteto para Cordas Nº 12, em Dó menor, D.703, Quartettsatz (1 Andamento)
Quarteto para Cordas Nº 14, em Ré menor, D.810, A Morte e a Donzela

Este é um programa extraordinário de Schubert, de uma beleza sem igual, a não perder.

Terça, 25 de Janeiro, 19.00
Grande Auditório
Quarteto Borodin com Michael Collins em clarinete

Wolfgang Amadeus Mozart
Quarteto para Cordas, em Dó Maior, K.465, As dissonâncias
Quinteto para Clarinete e Cordas, em Lá Maior, K.581
Quarteto para Cordas, em Ré menor, K.421

Um programa de altíssimo nível estético. Vamos aguardar os aspectos estilísticos em Mozart. A abordagem das obras usando instrumentos modernos e a técnica da escola russa põe-nos algumas reservas à partida. Mas cá estaremos para discutir o concerto.


Arquivos

This page is powered by Blogger. Isn't yours?