<$BlogRSDUrl$>

27.1.05

Emails recebidos e coisas lidas aqui e ali 

Encontro de Críticos musicais
Sexta-feira, dia 28 de Janeiro, 22h

A livraria Eterno Retorno acolherá na próxima sexta feira um encontro de Críticos musicais onde a conversa terá como tema central: Wagner em Portugal: recepção da Tetralogia e do Parsifal, a oradora é Teresa Cascudo.

Livraria Eterno Retorno
Rua de S. Boaventura, nº 42
1200-409, Lisboa (Bairro Alto)
telf. 213 460 032

Entretanto li isto:
Crítica a concerto em S. Roque. Já tinha lido uma crítica benevolente e muito generosa sobre este concerto no Diário de Notícias, da autoria de Bernardo Mariano, isto após uma apresentação com grande destaque ao mesmo concerto e no mesmo jornal.

Assinei a petição, cujo endereço me foi enviado pelo Lima Alves, muito embora seja muito céptico sobre o efeito de tais iniciativas. No entanto, o lado simbólico e a questão de princípio, levam-me a não deixar de participar. Continuar a sonhar é continuar a viver.

P.S. (Acrescentado no dia 28 de Janeiro) Algo vai mal quando acredito mais num autor anónimo do que numa crítica num jornal de referência, eu deixei há muito tempo, muito tempo mesmo, de ouvir a Capela Real, uma organização que vandaliza a música barroca há dez anos, com o alto patrocínio do Sampaio (!!), porque nunca assisti a um concerto desta agremiação em que não saísse enojado, mal disposto com aquilo que sinto ser uma fraude em termos musicais. Não sou masoquista, a música deve ser um prazer. Depois de se perceber que ir a um concerto significa má disposição, nervos, irritação, sem esperança de mudar, para quê insistir? Confesso que um concerto ofensivo me irrita profundamente e me deixa fisicamente enjoado. Aconteceu o mesmo com o segundo acto do Tristan und Isolde na Culturgest, quando dirigido por Peskó fez agora um ano. Segundo um outro amigo que esteve neste concerto, e que percebe de música, o que se passou em S. Roque foi mais um gravíssimo atentado à música e um desrespeito pelo público do que um concerto público. Segundo Bernardo Mariano: "Handel chegou atrasado", numa referência ao atraso no início do concerto que parecia ser o pior que aconteceu. Parece que a orquestra teria pontos a melhorar, segundo a crítica que li impressa e que já não encontro disponível na net (talvez por minha falta na pesquisa que fiz).

Desculpe Bernardo Mariano mas deixei de acreditar no que diz, quando eu não ia a um concerto lia a sua crítica para saber o que se tinha passado. Para mim deixou de ter credibilidade, deixei de crer no que escreve no Jornal Diário de Notícias, prefiro ler um blogue.


Arquivos

This page is powered by Blogger. Isn't yours?