<$BlogRSDUrl$>

17.12.04

Mersenne 1588 - 1648 


Falei num texto anterior do "grande Mersenne", não precisei o sentido do que queria dizer, explico um pouco da vida e obra deste grande pensador e cientista.

Marin Mersenne estudou em Mans, estudando depois no colégio Jesuíta de La Fleche. De 1609 a 1611 estudou teologia na Sorbonne. Foi contemporâneo de Galileu e de Schütz. Homem pós tridentino, nem por isso deixou de ser um universalista, de ter uma curiosidade enorme e uma capacidade de trabalho notável.

O mérito da extraordinária educação Jesuíta pode-se encontrar em Mersenne. Outros nomes que me ocorrem dos méritos da educação Jesuíta são Franz Ignacius von Biber e Zelenka, mas regressemos a Mersenne. A educação jesuítica, dada em latim, ou "ratio studiorum" constava do trabalho preparatório, o chamado "trivium" que constava de gramática, dialéctica e retórica, o "quadrivium" que se seguia constava de aritmética, geometria, música e astronomia. Estes estudos formavam pensadores, oradores, músicos e cientistas.
Se pensarmos em Vieira, em Mersenne, em Biber ou em Zelenka entre tantos outros percebemos a tremenda influência intelectual, filosófica e cultural, deste sistema de ensino.

Evidentemente Mersenne toma ordens em 1611, torna-se pároco em Paris, Place Royal, em 1612. Era conhecido e amigo de Fermat e Pascal entre muitos outros, correspondeu-se com os mais eminentes filósofos e matemáticos da época. Defendeu Galileu e Descartes contra os próprios teólogos da Igreja que acusavam estes pensadores de serem heréticos.

F. Marini Mersenni ordinis minimorum S. Francisci de Paula. Quaestiones celeberrimae in Genesim, cum accurata textus explicatione. In hoc volumine athei, et deistae impugnantur, et expugnantur, & vulgata editio ab haereticorum caluminiis vindicatur. Graecorum, & hebraeorum musica instauratur. Francisci Georgii Veneti cabalistica dogmata fuse refelluntur, quae passim in illius problematibus habentur.. Cum indice quadruplici (1623)

Foi o tradutor de Galileu e graças a Mersenne o grande italiano foi conhecido em todo o mundo.
Para religioso e teólogo não está mal.
Deu a ideia de se usar o pêndulo como medida do tempo, o que inspirou Huygens a inventar o relógio de pêndulo.
Estudou os temperamentos na música, as cordas vibrantes, na matemática estudou os números primos, números divisíveis apenas por si próprios e por 1, estudando em particular o que hoje se chama um primo de Mersenne, ou seja um número do tipo

2p-1

em que p é um número primo. Nota-se que nem todos os números desta forma são números primos, por exemplo com p=11 o número obtido não é primo, uma descoberta do século XVII!

O 41º, deste tipo de números, foi descoberto em Maio de 2004 e é o maior número primo conhecido até hoje! Éo número 224,036,583-1. Ver press release.

O sonho de Mersenne era encontrar uma fórmula para todos os primos. Não conseguiu, ninguém o conseguiu, mas os seus estudos foram fecundos e abriram muitos campos de investigação que ainda hoje se percorrem. A teoria dos temperamentos foi desenvolvida por Mersenne, as suas ideias inspiraram Leibnitz, intersectaram Kepler, e tantos outros que se seguiram. Em particular defendia que a música era pura matemática dos sons, uma ideia retomada mais tarde por Leibnitz e aproveiada por Biber na prática última da sua criação musical. O próprio Bach não é imune a estas ideias (está em preparação o post: números em Bach II).


L'Harmonie Universelle (1636)
Cogitata Physico-Mathematica (1644).
Traité d'harmonie universelle (1627), um texto fundador de acústica, teoria musical, organologia e matemática da música.

F. Marin Mersenni.. Harmonicorum libri in quibus agitur de sonorum natura; causis, et effectibus : de consonantiis, dissonantiis, rationibus, generibus, modis, cantibus, compositione, orbisque totius harmonicis instrumentis.. opus utile grammaticis, oratoribus, philosophis, jurisconsultis, medicis, mathematicis, atque theologis

Fermat, Huygens, Pell, Galileo e Torricelli são apenas alguns dos correspondentes de Mersenne.

Consultar:
http://www.musicologie.org/derm/mersenne.html

Arquivos

This page is powered by Blogger. Isn't yours?