<$BlogRSDUrl$>

13.12.04

Mais dois orgãos restaurados em Mafra 

Sábado, dia 11 de Dezembro foi dia de festa em Mafra. Quatro dos seis orgãos de Mafra estão de novo a tocar. Os dois que tinham sido restaurados anteriormente e agora mais dois orgãos em estado novo, mas refeitos com materiais da época. A arte da organaria portuguesa revive através do grande Dinarte Machado.
O concerto foi de festa com 2500 pessoas na Basílica do Convento de Mafra!
Os quatro organistas e o coro, com a direcção de Roque Amaro, interpretaram obras de frei José Marques da Silva, Giovanni Gabrieli, Felix Mendelssohn, William Blake e Bach. Infelizmente o concerto não foi tão bom como o trabalho de Dinarte Machado, mas não vamos precisar muito, tratou-se de um dia de Festa Grande e não queremos deslustrar.
Pedimos apenas aos artistas, que são capazes de fazer, que, de futuro, preparem melhor ocasiões deste tipo. Uma coisa é um jogo cénico engraçado, os cantores disfarçados de frades a circular pelas naves da Basílica, outra coisa é um trabalho musical profundo, digno do espaço, dos orgãos e do trabalho de todos os organeiros que prepararam, ao longo de séculos, acabando na equipa de Dinarte Machado, alguns dos melhores e mais belos instrumentos que existem por esse mundo.
A ocasião merecia mais, talvez mais tempo de preparação das obras... isto refere-se a todos os intérpretes, sem excepção.

O exemplo de Mafra é único, Salzburg, que é comparado frequentemente a Mafra, não tem um conjunto tão belo como este, apesar do instrumental da sua Catedral, culminando com um gigantesco orgão construído já no século vinte, perfazer cinco instrumentos relativamente grandes (pelo menos um é muito mais pequeno que os de Mafra), mas que não correspondem a um todo coerente, são orgãos de diversos períodos e de construções diferentes.
O apoio mecenático do Barclays foi decisivo e deve ser enaltecido. Um trabalho de mérito da Dra. Margarida Montenegro (directora do Monumento) e de toda a equipa que está a levar a cabo esta obra maior de recuperação do património.

Parabéns

Arquivos

This page is powered by Blogger. Isn't yours?