<$BlogRSDUrl$>

30.11.04

Viva Portugal - A Ucrânia está pior 




Quando saí de Lisboa, no último Verão, para a minha habitual volta pela Itália, Áustria, e Baviera, na altura dos Festivais de Verão, manifestei aqui a minha esperança de que Santana Lopes não fosse primeiro ministro no meu regresso... Sentiria, e senti, vergonha por ter como primeiro ministro um fulano tão incapaz, tão boçal, tão ignorante como Santana Lopes. Uma desgraça, previ então.
Foi uma desgraça, uma desgraça para Portugal, uma infâmia de quatro meses que ofendeu as pessoas sérias que ainda existem neste país. Com o beneplácito e complacência de Jorge Sampaio. Ao contrário do que diz o, também incapaz, Sócrates, o único responsável pela crise actual foi Jorge Sampaio. Se Jorge Sampaio tivesse a menor percepção política, teria percebido a incapacidade total de Santana Lopes para governar o que quer que fosse. Parece que foi deliberado, por parte de Sampaio, ter permitido que Santana Lopes fosse primeiro ministro. Como diz o padre moralista Francisco Louçã: "era uma vergonha para Portugal que, sem ter sido eleito, Santana pudesse governar o país por mais dois anos".
Quem permitiu, viabilizou, apadrinhou esta solução miserabilista foi outro incompetente que ocupa o palácio de Belém e que passará à história sem honra nem glória. Sampaio fez Portugal perder 4 meses. Afinal atendendo ao que Portugal já perdeu nos últimos duzentos anos até nem é muito. É a medida de Sampaio. Se tivesse convocado eleições na altura certa, ou se tivesse exigido Manuela Ferreira Leite como primeiro ministro não estaríamos agora com este Santana Lopes a "governar" até ao Carnaval.

Penso que Santana Lopes deveria ser demitido e nomeado um governo de gestão, o regular funcionamento das instituições está em perigo, até pela incompetência desta gentinha, não confio nesta gente para preparar o país para eleições.

O PSD também deveria convocar um congresso rapidamente para levar outro líder a eleições. É ofensivo para um partido com a história e tradição do PSD ter como líder o mais incapaz político que governou aqui desde os governos de D. Maria II, como diria o saudoso Sousa Franco...

Afinal Portugal já sobreviveu a males bem piores. Se nos serve de consolação: "A Ucrânia está pior".

Henrique Silveira


Arquivos

This page is powered by Blogger. Isn't yours?