<$BlogRSDUrl$>

9.11.04

Preços dos Bilhetes 

A "sondagem" sobre preços dos bilhetes, feita entre alguns dos leitores deste blogue, foi clara, mais de sessenta por cento das respostas situa os bilhetes entre caros e muito caros. Apenas 21% das pessoas pensam que os bilhetes têm preços normais e muito pouco alegam que só vão à borla e ainda menos que os bilhetes são baratos. Claro que as pessoas não gostam de pagar, mas resultados tão claros implicam que existe um esforço elevado de quem gosta de cultura. Estes resultados têm de ser vistos à luz da realidade portuguesa, claro que é muito difícil, para um membro da nossa classe média, poder ter consumos culturais elevados, um bilhete a trinta e cinco euros para um qualquer concerto é muito para quem tem família com filhos, quatro concertos por mês pesarão imenso no orçamento de um bancário ou de um professor. Uma ida à ópera fica por meia centena de contos se for um casal com filhos. É demais para Portugal em tempos de crise.
Evidentemente que muitos concertos têm um baixo preço quando comparados com a Áustria, a França ou a Itália. O bilhete mais barato na Schubertiade, algures nas montanhas da Áustria, é tão caro como uma primeira plateia na Gulbenkian. Mas tudo deve ser visto em termos relativos.
Outra questão que merece reflexão é os custos elevados que os programadores suportam. Regresso à Áustria, o festival de Innsbruck, que conheço bem, tem apenas dez por cento do seu orçamento coberto pela bilheteira, isto a preços que rondam os 150€ na ópera. Portugal não consegue ser excepção, de onde resulta que investimento no consumo cultural implica financiamento privado e público. Creio que esse investimento é essencial a um desenvolvimento cultural do país.
Ficam muitas pontas para reflectir...


Arquivos

This page is powered by Blogger. Isn't yours?