<$BlogRSDUrl$>

28.10.04

Mil presentes para o Henrique 


Hoje é dia de aniversário. Não do aniversário do Crítico (blogue), mas do Crítico Henrique, o ilustríssimo Crítico dos Críticos que lhe deu vida. Uma actividade que lhe tem multiplicado os amigos e os inimigos. Uns e outros quiseram assinalar a data enviando os mais fantásticos presentes. Aqui fica uma pequena lista, que certamente irá crescer ao longo do dia…

Presentes enviados pelos amigos:

- Bolo de aniversário gigante recheado de Valquírias. As Valquírias (giraças, esbeltas e elegantes, não as tradicionais avantesmas…) vão saindo do bolo ao som da respectiva Cavalgada, cantando divinamente sob a direcção de Böhm, Solti ou qualquer outro grande maestro.
- Assinatura vitalícia para o Festival de Bayreuth.
- Um Curtal.
- Colecção das melhores interpretações do Prelúdio e Fuga BWV 552, de J. S. Bach, e dos melhores artigos analíticos sobre esta obra transcendente pelos mais credenciados musicólogos e matemáticos (para o Henrique se certificar que a sua análise vai superar tudo o que já foi feito)
- Convite para escrever um artigo em parceria com Sokal.
- Proposta da Assírio & Alvim para publicação integral da obra poética do tio avô Leite de Faria.
- Recital por A. Brendel (em homenagem ao Henrique, o pianista prontificou-se a tocar amordaçado a fim de evitar os grunhidos que tanto o irritam).

Presentes enviados pelos inimigos:

- Bolo de aniversário gigante recheado de Valquírias decadentes e gordalhufas, a desafinar sob a batuta de Zoltan Peskó.
- Integral da obra coral de Bach em interpretações com um cantor por parte.
- Compilação em 25000 volumes de todos os textos publicados na imprensa por A. M. Seabra, desde o tempo em que era um “menino de coro” da crítica e da sociologia até à actualidade.
- Convite para ocupar o cargo de Presidente da Associação Portuguesa de Discípulos de Boaventura Sousa Santos a troco de um chorudo ordenado.
- Antologia de gravações ao vivo dos piores momentos do Coro do São Carlos.
- Recital de Vengerov com programa só de “encores”, incluindo a “Meditação” da Thais, de Massenet, e outras piroseiras do género.

Da parte que me toca não tenho nenhum presente mirabolante para oferecer ao Henrique. Apenas triliões de parabéns e a minha eterna amizade.

Vasco Garrido


Arquivos

This page is powered by Blogger. Isn't yours?