<$BlogRSDUrl$>

20.9.04

Peter Schreier em Schwarzenberg 

O Festival Schubertiade este ano, entre grandes momentos, contou com Peter Schreier. Como estava por perto não pude perder o grande tenor. Peter Schreier cantou em Portugal no Festival de Sintra, mas como na ocasião eu estava na Turquia perdi o concerto, acabei por ouvir um recital espantoso em Schwarzenberg.
A primeira impressão foi dada pelo espaço e pelo público.
O Vorarlberg não é propriamente a região mais cosmopolita da Áustria, encravada entre o Liechtenstein, o lago Constança com Bregenz a quinze quilómetros, a Suiça, o Sul da Baviera e o monte Arlberg, esta região por detrás das montanhas é considerada algo rústica pelos austríacos de outras regiões, sobretudo pelos tiroleses que, diga-se em abono da verdade, também são considerados algo rudimentares pelos compatriotas vienenses. É na terra onde nasce o Reno, entre montes alpinos, que decorre o festival Schubertiade, um dos eventos mais importantes da música de câmara e do lied a nível mundial. Um sonho para qualquer apreciador destes géneros que deixam as salas principais de Portugal às moscas.
Não é o caso de Schwarzenberg, uma pequena vila com não mais de mil habitantes, a sala está esgotada, nota-se que toda a gente se veste com grande rigor para os concertos. Gente de toda a parte. Vêm da Alemanha, da Suiça, do Liechtenstein e das redondezas, outros vêm do "estrangeiro", como da Itália, de Portugal como três de nós ou ainda de Graz, ainda na Áustria e que para os locais já fica um pouco fora de mão, é o caso do meu amigo Fripertinger que é professor de música e flautista nesta cidade.
Duas trompas no pátio exterior da lindíssima sala, um celeiro muito bem reconstruído como auditório, chamam o público.
O tempo está excelente, o sol declina sobre as montanhas ao longe, pássaros de final de Verão sobrevoam os campos, as vacas pastam ao longe, parece o cenário das últimas canções de Strauss, estamos a 700 metros de altitude e o fresco da noite que se anuncia convida a entrar.
Consulto o programa, um livro encadernado com capa dura e a reprodução de uma pintura com Franz Schubert na mesma. Impressionante, 382 páginas de texto apenas sobre um Festival. Alemão e mais nada, felizmente não no dialecto local impossível mesmo para os vienenses, como me disseram entre risos.

O estado de alma daquela gente ao saborear as palavras de Schreier e dos grandes poetas Eichendorff, Rückert, Kerner, L'Egru ou Heinrich Heine entre outros é digno de se apreciar. Mas nada melhor do que dar o programa todo:

Liederabend (Canções ao entardecer)

Peter Schreier - Tenor
Camillo Radicke - piano


Johannes Brahms
Deutsche Volkslieder:
Sagt mir, o schönste Schäfrin mein; Erlaube mir, feins Mädchen; Die Sonne scheint nicht mehr, Feinsliebchen, Schwesterlein, Wie komm ich denn zur Tür herein

Felix Mendelssohn Bartholdy
Minnelied, Im Frühling, Der Mond, Pagenlied, Lieblingsplätzchen, Reiselied, Schilflied, Gruß, Auf Flügeln des Gesanges

Robert Schumann
Meine Töne still und heiter, Sängers Trost, Der Himmel hat eine
Träne geweint, Aufträge

"Dichterliebe"
Ciclo sobre palavras de Heinrich Heine

O pianista muito jovem esteve geralmente bem, notou-se alguma preocupação em tocar de forma muito certa, entrando bem a tempo, evitando antecipar as sílabas de Schreier, mas também não caindo na tentação de tocar à defesa seguindo a palavra em vez de a sublinhar. Arte subtil e difícil, soar forte sem abafar o cantor, manter a suavidade do toque e reforçar as componentes harmónica e a tensão mais dramática ou um maior lirismo dos textos. Não foi tão convincente no Brahms inicial, que carecia de maior frescura popular. Mas foi impressionante no Schumann, teria sido quase perfeito se nos últimos compassos do Amor de Poeta não tivesse falhado desastrosamente um acorde que estragou completamente a expressão profunda do fim do ciclo. Uma nota trocada aqui e ali teriam sido esquecidas, naquele final aquele erro teve uma repercussão avassaladora. Felizmente Schreier deu três extras e acabámos por esquecer aquele remate tão desastrado compensado por um forte abraço do cantor logo após o final do programa regular. O pianista ficou muito desanimado e nem queria agradecer as palmas mas Schreier chamou-o e obrigou-o a agradecer de braço dado.

Quando Schreier abriu a boca no início do recital eu nem queria acreditar no que ouvia. A última vez que tinha ouvido o cantor tinha sido numa excelente Viagem de Inverno, na qual Schreier dava sinais de cansaço e a voz já não mostrava uma grande frescura, valendo a composição e a interpretação. A tessitura do ciclo é também muito abaixo dos lieder que escutámos agora, o que justifica a diferença. Schreier sempre foi muito superior no registo mais elevado. Espantosamente o grande cantor alemão nascido antes da II Guerra, em território entregue à antiga RDA, conserva uns agudos de uma frescura impressionante. Uma segurança no ataque verdadeiramente aterradora com uma capacidade de afinação quase incrível, sem procurar tactear a sustentação, tudo sai com uma segurança e uma clareza ímpares. A dicção é perfeita, dispensa a consulta de folheto, todo o texto se entende de uma forma perfeita. A voz é brilhante, diria mesmo rutilante, a idade, vai fazer setenta no próximo ano a 29 de Julho, é a ideal para a expressão, o domínio poético e da palavra, mas como é difícil manter uma voz tão perfeita com esta idade! Parece que em Peter Schreier, como foi com Kraus, a idade não tem efeito sobre a voz. Schreier continua a ser um dos maiores tenores de hoje e espero que assim continue por muito tempo.
Peter Schreier apenas deu sinais de cansaço já no final do recital, longuíssimo, em duas notas do registo mais grave nas quais a emissão fugiu um pouco. Foi alegre e jovial na música de cariz mais popular de Brahms, requintado em Schumann com um recorte literário profundo em que o texto ganhou texturas poéticas impossíveis num cantor com menos inteligência e experiência de vida. Foi delicado e fino em Mendelshonn. Um recital do mais alto nível a que pude assistir na vida e que fica para sempre na minha memória. De tal forma que nem consigo descrever a emoção de escutar a interpretação musical e poética destes grandes nomes da cultura universal. Apenas escutando e calando, recordando em silêncio, pela noite de lua cheia do início de Setembro, a noite que caiu sobre este memorável concerto...

H.S.

Arquivos

This page is powered by Blogger. Isn't yours?