<$BlogRSDUrl$>

18.9.04

Electroacústica: um último esclarecimento 


Lamento profundamente que um post que apenas pretendia ser um texto bem humorado e uma pequena caricatura de situações que frequentemente ocorrem no campo da electroacústica e de outros géneros musicais minoritários junto do público fosse tão mal interpretado e levado demasiado a sério. Não era nenhum ataque pessoal, não tinha segundas intenções e muito menos uma crítica. Fiz aliás questão de deixar claro que não ia fazer crítica ao Música Viva por não me sentir à altura de tal tarefa. Para não gerar mal entendidos (já sei que o nosso pequeno meio musical tem a mania da perseguição) disse também não ter nada contra a electroacústica e reconheci o seu importante papel na criação musical actual e futura. Os leitores estão no seu direito de não achar graça ao meu texto (provavelmente o meu sentido de humor não é tão bom como eu gostaria ou então é demasiado subtil para ser entendido por pessoas pouco perspicazes ou que vêem más intenções em tudo). Também estão no direito de achar o texto inútil, mas intriga-me como é possível confundir um post despretencioso e brincalhão de carácter pessoal (se sou conservador e preconceituoso é problema meu) com os posts de crítica "a sério" que se escrevem neste blogue. Acho que a diferença entre os dois tipos de abordagem é bem clara para qualquer leitor atento. Não tenho culpa que as pessoas levem à letra o que pretende ser ironia e caricatura.
Os blogues são meios abertos a múltiplas formas de expressão. Nem todos os posts que se publicam no Crítico são crítica no sentido estrito do termo. Há lugar para outros registos a não ser que o meu amigo Henrique (a quem agradeço ter-me defendido) decida o contrário no futuro. Ao Carlos Araújo Alves do Ideias Soltas aconselho a leitura de alguns bons livros de humor musical. Num próximo post (estou fora de Lisboa e não tenho comigo as referências bibliográficas exactas) indicarei algumas sugestões concretas, incluindo sobre o melindroso tema da música contemporânea.

Vasco Garrido

Arquivos

This page is powered by Blogger. Isn't yours?