<$BlogRSDUrl$>

14.8.04

Uma voz por parte 


Nos próximos posts comentarei o disco "Actus Tragicus" um disco de 2000 do Cantus Kölln com direcção de Konrad Junghänel com quatro cantatas de Bach. Um disco com prémio Télérama, Choc do Le Monde de la Musique e diapason d'or, mas com falta de alma em que raciocínios economicistas e de facilidade de ensaio acabam por falsear uma realidade histórica. Um disco em que se omitiram as partes de corneto e de trombone na cantata BWV 4 mas em que o coro se encontra reduzido a uma voz por parte. Sai mais barato não recorrer ao Concerto Palatino, usual parceiro de Konrad Junghänel, e não usar um coro maior.
Podem-se obter na mesma os prémios todos com uma mistificação.

Mas não vou levantar a ponta do véu. No próximo post uma breve descrição do que é uma cantata de Bach, de quantas escreveu, quantas se conhecem, quantas são mesmo de Bach. Porque razão Bach foi a terceira escolha para Leipzig e a falsa crença de que Bach é um compositor muito produtivo ao longo de toda a sua vida. A "depressão" de Bach aos cinquenta anos será também focada mais para a frente.
Finalmente estudaremos a cantata 4 e as diversas abordagens a esta obra. A cantata BWV 12, que surge no mesmo disco será também dissecada, uma das obras mais sublimes de Bach: "Weinen, Klagen, Sorgen, Zagen".
Finalmente uma breve crítica ao disco.

Arquivos

This page is powered by Blogger. Isn't yours?