<$BlogRSDUrl$>

19.8.04

Não percebo 

Porque razão alguma direita apoia Bush. Penso que se trata de uma resposta pavloviana, acéfala enfim. A direita inteligente não apoia Bush, é francamente impossível. A direita inteligente percebe que uma "estratégia" consistindo na total ausência de estratégia, uma "estratégia" baseada apenas em ideais infantis e não no pragmatismo político, uma "estratégia" sem ser baseada num pensamento amadurecido e profundo das questões, leva à quebra de confiança dos aliados, ao exarcebar do ódio anti americano e ao descalabro económico das operações militares e ao descalabro financeiro global.
A direita inteligente reza para que Bush perca as eleições que vêm aí, é o melhor que pode acontecer aos Estados Unidos, à economia e bem estar mundiais. É o melhor que pode acontecer à direita humanista no mundo inteiro. A política de Bush, conotada usualmente com a direita, e defendida pela direita mais rudimentar, leva ao total descrédito, nas democracias ocidentais, dos reais valores do cristianismo, do humanismo e da liberdade individual.

Bush não tem uma política de direita ou de esquerda, nem sequer tem política ou faz a menor ideia do que é a política. É tempo de a direita que medita pouco perceber que defendendo Bush está a condenar-se ao ridículo.

Kerry é o candidato da direita inteligente. A esquerda em Portugal apoia Kerry apenas porque Bush é apoiado por alguma direita. Mas isto apenas por antítese, por reacção. A esquerda portuguesa é reactiva, para não dizer reaccionária, age de forma a contrariar, por forma a tentar irritar a direita. Não age como motor porque perdeu os modelos, os referentes, nada tem a propor senão utopias e ilusões irreais. Se a direita menos dotada de capacidade de reflexão utilizasse as contradições desta mesma esquerda, que estranhamente apoia um candidato francamente de direita: Kerry, a esquerda perderia todo o espaço de debate.

Arquivos

This page is powered by Blogger. Isn't yours?