<$BlogRSDUrl$>

12.7.04

Obrigado a VG 

É com desgosto que soube da morte de Sophya, já há alguns dias.
Quero agradecer a Vasco Garrido por ter mantido este blogue activo na minha ausência. A polémica sobre Sokolov acabou por não ter a repercussão que se poderia esperar. O homem tocou, recebeu e foi-se embora. O público comportou-se como na tourada, com urros e berros, gritos e pedidos de cortes de orelhas e rabo. Não creio que o assunto mereça mais tinta.

Pelo que Vasco Garrido escreve sobre os Gurre Lieder e pela sua benevolência característica, percebo que o maestro Peskó deve ter sido completamente desastroso, algo habitual e pouco surpreendente. Segundo alguns amigos que assistiram parece que o "maestro" andou perdido sem saber onde a música parava... a anedota continua e os incapazes recompensados. A falta de qualquer ideia para uma obra é uma constante em Peskó. A um maestro exigem-se ideias. Um batedor de compassos que erra na sua contagem e que dá entradas em falso... seria melhor um metrónomo.

Alguns amigos, críticos deste blog, pediram-nos, por email, para não falarmos de política uma vez que "não seria a nossa especialidade". Parece que "não somos analistas políticos". Mas um blogue é um espelho do nosso pensamento, não é apenas um veículo técnico especializado. Enquanto tivermos cabeça e liberdade de expressão diremos o que pensamos. Eu creio, em particular, que deveria ser a actual coligação a continuar a governar. Mas penso que Santana Lopes é um incapaz e um inculto, um populista da pior espécie, afinal um espelho do que Portugal é. Ferreira Leite, Fernando Seara, Marcelo Rebelo de Sousa, o Zé do PSD seriam todos melhores que Santana. Parece-me ainda que o actual presidente é um banana, perdoe-se a expressão, pior do que isso: é um homem sem capacidade de decisão e que anda a fazer de presidente. Sabia-se desde o início o que faria, mas andou a fingir que tomaria uma decisão, ouviu a brigada do reumático, fez o que pensa do que se esperaria de um presidente. É uma opinião minha e vale o que vale, mas há duas semanas quando saí para a Turquia sabia que Santana Lopes seria convidado para primeiro ministro. Passaram-se 15 dias e o presidente andou a perder tempo quando poderia ter tomado a mesmíssima decisão duas semanas antes, semanas preciosas em que Portugal esteve parado. Incapaz de ideias, incapaz de decisões, Sampaio sai de cena sem história, sem coragem, mais um presidente que Portugal merece, um vácuo presidencial.

Vista a net e os jornais dos últimos dias acho lindas as reacções de Ana Gomes, Ferro Rodrigues e do padre Louçã, este a espumar de raiva. Essas imagens dão-me um gozo puro e valem quase a desgraça de ter Santana Lopes como "Presidente do Conselho de Ministros".

Finalmente um novo Blog, o esplanar, promete.

Arquivos

This page is powered by Blogger. Isn't yours?