<$BlogRSDUrl$>

15.6.04

O Jogo no Estádio do Dragão 

Sábado 14h30m: Matosinhos, Metro. Como a nossa casa no Porto se situa na Foz lá fomos apanhar o "metro" a Matosinhos. Na estação Matosinhos Sul já não havia bilhetes! Lá fomos até à primeira estação. Assim conseguimos ir sentados no eléctrico. Os bilhetes chamam-se "andantes".
Os tais "andantes" têm de se comprar a cinquenta cêntimos para depois pagar ainda mais um euro por cada viagem. Devo dizer que o preço dos bilhetes é caro: o andante, ida e volta dois euros e cinquenta, quinhentos escudos dos antigos para ir e voltar às Antas, exagero? Creio que sim. O Metro de Lisboa é mais barato.
Serviço do Metro? Em dias de grande movimento os eléctricos saem de 8 em 8 minutos de Matosinhos. O serviço é mau nestes dias. Na estação de Matosinhos Câmara Municipal o eléctrico em que circulávamos encheu. Os nossos companheiros de viagem, portuenses bem castiços gritavam em cada estação:

"Não entra mais ninguém, não entra mais ninguém!"

E depois

"OOO Hop, OOO Hop!"

antes do eléctrico arrancar. Um coro improvisado bem mais certo que o do S. Carlos. Entretanto o calor apertava e o ar condicionado do eléctrico deixou de funcionar! Como o eléctrico estava superlotado imagine-se o inferno, as portas não abriam em nenhuma estação. Deficientes, idosos, público em geral amontoavam-se nas paragens sem poder entrar, metro a metro, lá iam ficando nas estações.

Depois os envolventes do estádio estavam ainda em acabamentos, cabos eléctricos à vista, etc. O estádio é muito bom, um bom projecto, muito aberto, arejado. Estava-se muito bem. A cobertura defende bem do sol e o ar circula de forma a aliviar o calor. Bares bem organizados. Cerveja só sem álcool. Muito bem.

Segurança muito fraca, na nossa entrada só revistavam os homens, e mal, eu trazia uma garrafinha de água que entrou nas calmas no estádio. As senhoras iam entrando e os senhores que controlavam a entrada gritavam para outra entrada: "Ó Manel manda para aqui uma mulher para revistar as senhoras que a gente não revista mulheres"...

A selecção entrou muito mal em campo, pareciam umas meninas a tremer. Rui Costa muito em baixo. Defesa a fazer fífias, Fernando Couto a desafinar, encolhendo-se em vez de arriscar. Ricardo mediano não fez solos dignos de nota.
Paulo Ferreira a titubear de forma lamentável. Costinha a recuperar bem bolas mas a perdê-las depois. Nota curiosa: na primeira parte a selecção portuguesa jogou apenas na sombra, a faixa de sol estava sempre livre de jogadores portugueses, não se pode perceber na televisão, mas no estádio foi manifesto. Uma auto-estrada para os gregos, os portugueses deviam sentir muito o sol coitadinhos...

A certa altura os gregos da bancada central, onde nós estávamos, começaram a gritar olé, olé, aos passes dos seus jogadores! Um castiço do Porto levantou-se, umas filas abaixo, virou-se para os gregos e de dedo médio bem espetado no ar num gesto bem característico do Portugal destes eventos disse em voz bem sonante, e ar zangado, dirigindo-se aos gregos: "Vão todos para o {@£alho"! Toda a bancada central, apesar dos dois a zero desatou a rir à gargalhada e o castiço lá se sentou de novo muito mais aliviado perante a impassibilidade dos gregos!

Enfim um bom jogo dos gregos e péssimo para os portugueses. Saímos e surpresa: o chão das entradas estava cheio das garrafas e materiais apreendidos à entrada do estádio. Que vergonha, o pessoal nem sequer tem sacos ou depósitos para colocar o lixo que proibe de entrar no estádio! Tudo no chão num estendal nojento. Muito mau sinal da organização. Lá apanhámos o metro de volta para Matosinhos. Comentários sobre Scolari, Rui Costa, Figo, Costinha, Paulo Ferreira, Ricardo, Fernando Couto, Pauleta, irrepetíveis aqui neste blogue. O comentário de outro castiço no metro: "no Porto só ganham os azuis e brancos, c...".
Um Porto vintage, prova do dia seguiu-se no Museu Romântico, Solar do Vinho do Porto e depois ala para a Foz para uma jantarada bem regada.

Os acessos ao estádio são muito fracos e o metro chumbou nesta prova de fogo.

Arquivos

This page is powered by Blogger. Isn't yours?